FUTEBOL

Do São Raimundo para o Criciúma: Conheça Adriano Filho, jovem roraimense na Série A

Desde 2021, Adriano Filho defende a camisa tricolor, com a qual foi campeão estadual Sub-17 e Sub-20, e da primeira e segunda divisões do Catarinense

O atacante roraimense Adriano Filho em atuação pelo Criciúma (Foto: Murilo da Rosa)
O atacante roraimense Adriano Filho em atuação pelo Criciúma (Foto: Murilo da Rosa)

Pela primeira vez, a Série A do Campeonato Brasileiro tem três jogadores roraimenses. Um deles é o atacante Adriano Filho, que com apenas 19 anos, integra o elenco profissional do Criciúma. Em 2024, o clube catarinense voltou à elite do futebol nacional após dez anos.

O Tricolor Carvoeiro ocupa o 14º lugar da competição, com cinco pontos, tendo inclusive goleado o Vasco por 4 a 0 na quarta rodada. O jogador roraimense ainda não estreou, mas comemora o fato de integrar a equipe.

“Receber a oportunidade no time principal é o grande objetivo de todo atleta. Estou muito feliz, pois é o reconhecimento do meu bom desempenho na base. Desde 2022, venho tendo essas oportunidades. Agora é aproveitar a oportunidade de estar treinando com grandes jogadores e procurar evoluir”, declarou.

Desde 2021, Adriano Filho defende a camisa tricolor, com a qual foi campeão estadual Sub-17 e Sub-20, e da primeira e segunda divisões do Campeonato Catarinense profissional. No mesmo ano em que chegou ao Criciúma, o roraimense teve breve passagem pela base do Cruzeiro.

O atacante roraimense Adriano Filho com a taça do Campeonato Catarinense conquistada com o Criciúma (Foto: AV Assessoria)

A estreia do atacante no futebol profissional foi em dezembro de 2020, no São Raimundo, clube roraimense pelo qual teve continuada a formação iniciada na escolinha oficial do Flamengo de Boa Vista.

Em seu primeiro jogo oficial que terminou na vitória por 2 a 0 sobre o Baré pelo Campeonato Roraimense, o jogador tinha apenas 16 anos e colocou dois perigos à meta adversária. Dias depois, Adriano Filho conquistaria o primeiro título profissional da carreira com o Mundão. “Estar no profissional cedo ajuda no amadurecimento. Me trouxe experiência que agrega, pois seja qual for o clube, sabemos da pressão que existe”, avaliou.

No ano seguinte, ele ainda protagonizaria a inédita classificação alviceleste para a segunda fase da Copa do Brasil Sub-20. Daí em diante, Adriano Filho deixou Roraima para buscar novos ares no cenário nacional. “Sou muito grato a todos que, de uma forma ou de outra, torcem por mim e me apoiam. Tenho muita gratidão. É uma honra levar o nome de Roraima pelo Brasil”, disse.

O time dele entra em campo no próximo domingo (2), às 16h (de Brasília), quando receberá o Palmeiras no estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC), pela sétima rodada do Brasileiro.