Começa neste sábado, no estádio Ribeirão, o Campeonato Roraimense de Futebol Sub-20, competição que, além de dar uma vaga na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2017 ao vencedor, promete revelar futuros talentos da modalidade no Estado. A entrada é gratuita.
Atlético Roraima e River fazem o jogo de abertura, às 16h30, e, em seguida, às 18h25, é a vez do duelo entre o atual bicampeão São Raimundo e o Grêmio Atlético Sampaio (GAS).
No primeiro confronto da rodada, há duas equipes com fome de título. O Roraima, comandado pelo técnico Zé Henrique – que comandou o time profissional do Náutico na Série D do Campeonato Brasileiro deste ano -, encara a competição com apenas uma semana de treinamento, e possui 15 jogadores em seu elenco. Ainda são aguardados mais seis reforços até a próxima semana.
No único amistoso que a equipe participou, na última quinta-feira, no campo do Careca, venceu o GAS, por 5 a 3, e vem embalada para a estreia.
Por outro lado, o River, de Edinho Oliveira – que treinou o Baré profissional neste ano, e em 2014 comandou o Real de São Luiz -, leva vantagem no tempo de treinamento: quase quatro meses.O elenco formado em sua maioria por atletas do futebol de base local, enfrentou dificuldades durante a preparação. Uma delas foi o transporte do time para os locais de treinos.
Já o segundo confronto deste sábado tem um peso maior e, por conta disso, é o mais importante da rodada. Isso porque entra no gramado do Ribeirão, o atual bicampeão São Raimundo contra o GAS.
Conhecido como o time da goleada em Roraima, o Mundão, de Beto Vieira está invicto há quase três anos no âmbito estadual – levando em conta o retrospecto do Estadual Sub-18 de 2012 até o Sub-20 de 2014 -, e mais uma vez, é favorito ao título.
O grupo alviazulino vem confiante para a competição, depois de ser o primeiro time roraimense a chegar à semifinal da Copa Norte, onde foi eliminado pelo Fast (AM), por 1 a 0. Uma das apostas da equipe é o atacante Gilson, artilheiro da edição passada. Durante a preparação, o São Raimundo disputou um amistoso contra o elenco profissional do Náutico, no mês passado, e venceu por 2 a 0.
Oelenco do GAS, comandado pelo técnico Rogério Vieira, é totalmente formado por jogadores locais. Entre eles, estão oito atletas do time que disputou o Estadual Sub-20 de 2014 e o profissional deste ano. O time se prepara há quase três meses para a competição e promete entrar na briga pelo título.
O CAMPEONATO – O Estadual é dividido em dois turnos, com todos os jogos aos sábados, no estádio Ribeirão. Esta primeira etapa termina dia 24 de outubro, e será disputadaem oito rodadas, entre River, São Raimundo, Baré, Atlético-RR, GAS e Náutico. O time que mais somar pontos será o campeão, e se classifica para a final do campeonato.
Já o returno, mais curto, contará com os quatro mais bem colocados na etapa anterior, os quais farão a semifinal do dia 7 de novembro. A final do turno será no dia 14 do mesmo mês.
Caso a equipe vencedora também vencer o segundo turno, automaticamente será a campeã da competição, sem a necessidade da final entre os vencedores dos turnos, marcada para 21 de novembro.