Eles carregam as cores de Roraima em busca de medalhas. Pedro Henrique Medrado, de 13 anos, e Yago Araújo, de 14, se preparam para o Campeonato Brasileiro de natação. Dia 21 de Julho ocorre o embarque dos atletas para Belo Horizonte (MG).
A competição nacional ocorre nos dias 24, 25 e 26 de julho, no Minas Tênis Clube, na Grande Belo Horizonte (MG).
São três horas diárias de preparação. Os competidores da Aquática Marinho conciliam os estudos com os treinos, para manter vivo o sonho de um dia disputar competições de níveis maiores. Ambos são estreantes em competições do cenário nacional.
“Eu me sinto bem confiante. Tenho treinado muito focado nesse brasileiro. Vai ser uma nova experiência, porque vou nadar com atletas de todo o Brasil. E eu prometo que irei dar o meu melhor para representar Roraima”, disse a promessa das piscinas, Pedro Medrado.
Criado no bairro Silvio Leite, o garoto Medrado já guardou títulos na estante de casa: Bronze no Norte/Nordeste 2018, pela categoria mirim II. Ouro no Norte/Nordeste 2019, pela categoria petiz I. Ouro no Norte/Nordeste 2020, pela categoria Petiz II.
O nadador Yago é uma aposta macuxi para as piscinas nacionais. Ele detém dois recordes estaduais da categoria infantil 2: 400 medley e 800 livre. Foi premiado como Atleta Revelação 2017 e Destaque Esportivo 2018, em Roraima.
Chegou a hora de alçar novos voos, rumo ao reconhecimento nacional. Em Belo Horizonte com a busca pelo ouro, a promessa sai do bairro Buritis para tentar escrever seu nome na história.
“Estou muito contente, por poder fazer minha primeira participação no Brasileiro. A sensação é muito boa, saber que vamos ser assistidos para todo o Brasil. São grandes as expectativas de trazer grandes resultados de lá. Ultimamente estou focando forte nos treinos”, disse o garoto Yago.
Principais títulos de Yago: Campeão 800m livre (Campeonato de Natação Eduardo Amorim) e Campeão 100m no borboleta (Campeonato de Natação Eduardo Amorim) e Campeão 200m livre (Campeonato Amazonense).
“Esses garotos irão fazer história. Confiança total no talento deles. Irão longe”, elogiou a treinadora da Aquática Marinho, Teca Marinho.
João Paulo oliveira, especial para a FolhaBV