Esporte

Elaine é a nova diretora do Núcleo de Esportes Universitários Indígenas do Brasil

Elaine Morellato vai articular os jogos indígenas universitários do País. Ela também vai compor uma comissão de estudos sobre a legislação do Sinaes

A presidente da Federação Universitária de Esportes de Roraima (Fuer), Elaine Morellato, foi escolhida para ser a diretora do Núcleo de Esportes Universitários Indígenas do Brasil e vai articular as competições indígenas universitárias do País.

Além disso, Morellato vai compor uma comissão de estudos sobre a legislação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que analisará a legalidade de abonos de faltas e investimentos das Instituições de Ensino Superior no desporto universitário.

A escolha para o cargo foi feita nos últimos dias 27 e 28 de novembro, em Aracaju (SE), durante fórum da Confederação Brasileiro de Desporto Universitário (CBDU), que reuniu presidentes de federações de 26 Estados e do Distrito Federal.

A reunião, que visava discutir projetos em busca do fomento do esporte universitário brasileiro, contou com a presença do presidente da CBDU, Luciano Cabral, do vice-presidente, Alim Maluf Neto, além do representante do Ministério do Esporte, Célio René, e do secretário da Juventude e do Esporte de Aracaju, Carlos Eloy Filho.

Em sua fala na reunião, René destacou o sucesso dos Jogos Mundiais Indígenas, realizados neste ano, no Brasil.  Na oportunidade, a CBDU apresentou a experiência da Fuer, que já promoveu quatro edições dos Jogos Universitários Indígenas em Roraima.

Cabral justificou a decisão da escolha de Elaine, pela experiência dela em competições regionais, nacionais e internacionais, e disse que pretende realizar o primeiro evento universitário indígena nacional.

“Nossa expectativa é que, junto com o Ministério do Esporte e a Fuer, possamos realizar em 2016 os primeiros Jogos Universitários Brasileiros Indígenas, esse será o primeiro grande desafio da Elaine e acreditamos que será muito bem cumprido, pois ela já mostrou que tem competência nas quatro edições em Roraima, que foram muito bem organizadas”, disse o presidente da CBDU.
 
Elaine Morellato, por sua vez, justificou sua experiência. “Desde que assumimos, em 2011, nos empenhamos muito para fomentar o desporto universitário no nosso Estado, que estava esquecido. Hoje, estamos presentes todos os anos em competições nacionais, sempre com um número muito grande de atletas e sem pendências junto à CBDU”, declarou.

“Fazemos este trabalho por paixão ao esporte e me sinto muito honrada por representar Roraima em coordenações que envolvem membros de todos os lugares do país e ainda ajudar a realizar um evento nacional. Agradeço a todos que apoiam a Fuer, principalmente o Governo do Estado, pois se não fosse o apoio, talvez não teríamos tido a chance de mostrar nosso trabalho”, acrescentou.

Depois do fórum, Morellato foi uma das premiadas na festa Melhores do Ano da CBDU, que reconhece os melhores atletas e dirigentes que se envolveram em competições da entidade, em 2015.