Em busca do bicampeonato no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu. Essa é a frase mentalizada e o objetivo de Enzo Botinelly, de 13 anos, da Academia Gracie Barra. Campeão pela faixa laranja tenta o segundo título, desta vez na verde. Sua preparação segue em alta, visto que a competição ocorre nos dias 27 e 28 deste mês em Barueri-SP.
Recentemente, Enzo conquistou o tricampeonato do Panamericano Kid nos Estados Unidos em fevereiro deste ano. Pai e treinador, Elton Castro falou da evolução do garoto.
“Enzo vem se tornando mais estudioso, buscando sanar dúvidas de algumas posições técnicas que ainda sente dificuldade em executar. Isso faz com que ele esteja sempre evoluindo e melhorando como atleta”, disse.
Ele contou em como participar de grandes eventos da modalidade tem ajudado no crescimento de seu atleta:
“Lutar as principais competições nacionais e internacionais faz com que o atleta tenha um ganho significativo tanto de confiança como de experiência. Como falamos na gíria dos tatames: o lutador vai ficando mais “cascudo” após cada participação em competições de alto nível”, frisou Elton.
Confiante, Elton conta que a principal mensagem deixada ao garoto é cumprir metas e se divertir e que o resto vem do resultado nos treinamentos.
“Então, eu ensino ao Enzo que o mais importante pra ele como lutador é compreender e cumprir todo o processo de dedicação ao treinamento e se doar ao máximo até o dia da competição. E assim, o pódio será uma consequência natural por se entregar de corpo e alma em busca do objetivo almejado. O mais importante é não ter pressão para ser o campeão e sim cumprir as metas e se divertir. Com essa mentalidade a chance de ser campeão é sempre possível”, declarou.
Campeão em competições de renome na arte suave, Enzo também falou de sua evolução nos tatames.
“Com certeza eu percebo minha evolução em cada campeonato! Sempre é um aprendizado novo, erros que eu posso ter cometido em um campeonato, faço de tudo para que não aconteça no próximo e assim vou evoluindo cada vez mais. O que mais me dá força para lutar um campeonato grande é a minha vontade de provar pra mim mesmo que valeu a pena todo meu esforço e dedicação para determinada competição”, afirmou.
“Bem, foi cumprido todo o cronograma de treinamento. A vitória virá como consequência! Estou sem nenhuma lesão e muito animado para representar meu estado em mais uma competição importante de nível internacional”, completou.
Enzo tem colecionado grandes feitos. Só nos biênios 2017/2018, o atleta se consagrou campeão e bicampeão do World Pro Festival Kids. Campeão World Pro Youth Championship, Sul-Americano Kids, Campeonato Brasileiro Kids e fechou o ano passado com a conquista do International Kids IBJJF. Em solo americano, o garoto abriu sua temporada com a conquista de seu tricampeonato do Panamericano Kids.