A estrela do roraimense Enzo Botinelly brilhou no Campeonato Mundial de Jiu-jítsu de 2021. O faixa azul foi campeão no absoluto e vice na categoria meio-pesado. A competição segue até este domingo (12), em Anaheim, na Califórnia (Estados Unidos).
Na manhã de sexta-feira (10), o roraimense participou dos dois torneios: no Absoluto e no Juvenil 1 – meio-pesado. Mesmo superando uma lesão no tornozelo direito, que por pouco o tirou da competição, o atleta honrou as cores de Roraima e trouxe duas medalhas para o Brasil.
Nas quartas de final do absoluto, Enzo Botinelly superou o brazuca-japonês e seu xará Enzo Yamasaki, da Yamasaki Academy. Na semifinal eliminou o sueco Dexter Laur Gunhagge, da Dynamix Fighting Sports. Na decisão, os brasileiros Enzo e Rafael Hipólito, ambos da Gracie Barra, não lutaram e fecharam a categoria. Rafael Hipólito ficou com o título oficial e Enzo faturou a medalha de ouro.
Na categoria meio-pesado, Enzo Botinelly eliminou nas quartas de final o conterrâneo Marcus Isaiah Daniel, da Team Lloyd Irvin. Na semifinal despachou Bernardo Goulart Teixeira, da Pirâmide Grappling Association. Garantiu o pódio entre os até 74 kg. Na final, após uma dura luta, contra o experiente William Wilson, da Carlson Gracie Team, houve empate em 0 a 0, e os juízes aclamaram Wilson, como campeão, em votação por 2 a 1.