A etapa estadual dos Jogos Escolares de Roraima (JER’s) deste ano foi recheada de surpresas, sobretudo em relação às equipes que vieram do interior. A exemplo disso, temos a equipe de handebol mirim da Escola Estadual Padre Eugênio Possamai que sem dúvida foi o maior destaque da competição. Os jogos dos garotos eram de encher os olhos de entusiasmo. O time representou o município de Rorainópolis, região Sul do Estado.
Apesar de não terem sido os campeões, fizeram com que as equipes que têm tradição na modalidade suassem a camisa e tivessem muita dificuldade na hora de derrotá-los.
“Nós fizemos uma preparação de apenas um ano, mas já deu para provar que temos capacidade. Vamos continuar com o trabalho para que nos próximos anos sejamos os campeões”, declarou o técnico Raimundo Nonato.
Depois de iniciarem a competição no último domingo, dia 20, jogando contra o Colégio Cuca, que tinha uma forte equipe, a garotada correu atrás do placar e venceu por 24 x 23.
No dia seguinte, 21, com a desistência do time que representava o Cantá, ganharam por W.O., restando a semifinal contra a equipe do Objetivo, disputada na manhã de quarta-feira, 23.
Sem dúvida um dos jogos mais emocionantes da competição deste ano foi contra o Colégio Objetivo. Os atletas conseguiram superar todas as expectativas e chegaram a tomar a dianteira do placar no segundo tempo do jogo, mas depois de uma exclusão, os adversários conseguiram empatar e virar a partida, vencendo por um gol de diferença.
Algumas reclamações foram feitas pela comissão técnica em relação à arbitragem, atribuindo a ela a derrota do time. “Todo ano é a mesma coisa. A gente se esforça e quando chega aqui sofremos com uma arbitragem injusta. Em muitos momentos no jogo não entendíamos certas decisões dos árbitros que influenciou diretamente nos resultados”, contou o técnico.
Depois de muito choro por conta derrota, os 10 jogadores levantaram a cabeça para a disputa do 3o lugar, contra a Colégio Cuca, na manhã desta quinta-feira, 24. Ao fim da partida os garotos de Rorainópolis conseguiram uma vitória elástica, com três gols de diferença. Mesmo não sendo o resultado esperado, os meninos demonstraram felicidade. “Porque para ser terceiro colocado tem que jogar, tem que ganhar. A gente não podia voltar para casa sem nada”, contou o atleta Luiz Cauan Fonseca.
De qualquer forma, a cada novo jogo as equipes deixaram de subestimar os rorainopolitanos, que demonstravam uma força e vontade de jogar que não se via com o mesmo vigor nas demais equipes.
O Colégio Objetivo sagrou-se campeão mirim da modalidade e vai representar Roraima no Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) que acontecerá em Curitiba (PR) entre os dias 12 a 21 de setembro. (J.B)