Esporte

Equipe de Lucena completa prova em 17º

Na primeira participação do piloto na mais importante prova de kart do Centro-Oeste, sua equipe, a Roraima Racing Team, fechou em 17º lugar

Debaixo de forte chuva e diante de um grande público, no kartódromo Ferrari Kart, em Brasília, o piloto roraimense Rafael Lucena e sua equipe, a Roraima Racing Team, terminou as 6 Horas de Kart em 17º lugar, na tarde do último sábado, 6. Foi a primeira participação do kartista no evento, que é o mais importante da modalidade na região Centro-Oeste.
A prova foi vencida pela equipe Dibo Racing, formada pelos renomados pilotos irmãos Nelsinho e Pedro Piquet, e o primo Rodrigo Piquet, além de Gustavo Lima, Daniel Corrêa e o mais novo piloto brasileiro na Fórmula 1, Felipe Nasr. Os pilotos participaram da corrida com dois karts inscritos, e o outro completou a prova em 4º lugar.
Após uma paralisação de poucos minutos no início da corrida, por checagem no sistema de cronometragem, a prova foi iniciada e logo na segunda volta uma forte chuva fez com que a corrida fosse interrompida outra vez. Com poucas voltas completadas, a direção de prova resolveu reiniciar a corrida. Após a nova largada, a chuva seguiu forte por alguns minutos, e Felipe Nasr fez valer o seu talento, para disparar na primeira colocação e abrir boa vantagem para os adversários. Praticamente, a prova foi vencida de ponta a ponta.
Rafael Lucena largou da 12º posição e fez a primeira parte e o final da corrida. “Peguei dois momentos distintos da corrida. A primeira parte, sinceramente, não foi boa, entreguei o kart para o outro piloto da nossa equipe com poucos minutos de corrida, porque não tinha condições de guiar com tanta chuva. O acerto do nosso kart era para pista seca, e conseguimos melhorar o desempenho já perto da metade da corrida, quando a chuva parou. No final, após a parada obrigatória de 15 minutos, trocamos para o pneu de pista seca e fiz a última hora. Na situação, só me preocupei em ser constante e terminar as 6 Horas”, disse Rafael, que destacou o fato de sua equipe, estreante no evento, ter conseguido finalizar a corrida.
O piloto roraimense ressaltou ainda a experiência de ter participado deste evento. “Com certeza, tudo o que aconteceu contribuiu muito para o nosso crescimento: os treinamentos, as coisas que deram certo ou errado durante a corrida”, ressaltou.
“No geral, o evento foi muito bem organizado, inquestionável isto só nos incentiva a continuar. Agradeço a todos da nossa equipe, em nome do preparador Ismael, e a minha família e os amigos que me permitiram ter condições de participar desta corrida”, acrescentou.
Para 2015, o piloto disse pretende participar de mais competições. Além das que ele já disputou em 2014, o objetivo, segundo ele, é participar também da temporada da Copa Brasília de Kart Endurance e das 500 milhas de kart, que é realizada todos os anos em Santa Catarina.
DUPLA JORNADA – Além das 6 Horas de Kart, no mesmo dia, Rafael Lucena ainda aproveitou para disputar a última etapa da Liga de Kart Amador do Distrito Federal (Lika). O piloto conquistou o terceiro lugar entre equipes. No individual, o campeão foi o piloto Eduardo Prola.
“Por não ter participado de três provas, não tinha mais condições de brigar pelo título de 2014, mas tinha chances de ajudar o meu parceiro de equipe, Jean Souto, a conquistar o 3º lugar por equipes e assim fizemos. O pessoal da LIKA é supercompetitivo, são amigos apaixonados por kart e fiz questão de fazer este esforço de sair entre um intervalo e outro das 6 horas de kart para participar desta última etapa”.