O Governo de Roraima anunciou que o Estádio Flamarion Vasconcelos, carinhosamente conhecido como Canarinho, será inaugurado no mês de fevereiro com o jogo entre São Raimundo e Cruzeiro pela Copa do Brasil. Antes disso, o local receberá eventos testes. A obra foi visitada por representantes dos clubes, da Federação e autoridades neste sábado (11), quando foram apresentadas as instalações e feito o anúncio da data de apresentação ao público.
A reforma iniciou em 2012 como promessa de subsede de Manaus-AM para a Copa do Mundo de 2014. De acordo com dados do Governo, se contar o tempo em que o a obra do estava no papel, quando virou convênio em 2010, são dez anos de espera. Hoje 95% concluída, a obra avança para a sua conclusão. O novo Canarinho terá capacidade para 5 mil pessoas na arquibancada.
Foram investidos até o momento, com reajustes, o valor total de R$ 33.689.217,48. Os recursos são Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), com R$ 7.394.594,99 de contrapartida do Governo de Roraima.
“Entregar essa obra que está há mais de 10 anos é como levantar o troféu de campeão. O esporte estava sendo penalizado com o Canarinho fechado. Vamos inaugurar no dia 13 [de fevereiro] e toda população está convidada”, declarou o governador Antonio Denarium.
Outro palco do esporte roraimense será reformado, o Estádio Raimundo Ribeiro de Souza, o Ribeirão.
“Vamos reformar o Ribeirão para atender todas as partidas do futebol amador. É no amador que surge novos talentos”, disse o chefe do executivo.
O presidente da FRF (Federação Roraimense de Futebol), Zeca Xaud, e do São Raimundo, Sérgio Caranguejo, comemoram e explicaram o porquê.
“É vantagem para o torcedor que terá conforto e para os jogadores, que com um campo bom terão condições melhores para jogar futebol. Será a volta da torcida roraimense aos jogos”, afirmou Xaud.
“Nós jogamos umas duas Copa do Brasil com portões fechados. Isso prejudica demais o clube, os jogadores e a torcida. Agora estamos confiantes que isso vai acabar e na expectativa de ver o São Raimundo jogando contra o Cruzeiro no nosso Canarinho”, disse Caranguejo.
O NOVO CANARINHO – O Estádio conta com 02 depósitos; 01 sala para administração; 04 salas para federações; 01 sala para equipe de imprensa; 05 conjuntos de banheiros para o público; 01 conjunto de banheiros para profissionais em geral; 12 bares/lanchonetes; Acesso por rampas laterais e um elevador, que ainda chegará em Roraima, possibilitando o total acesso a cadeirantes; Sistema de irrigação do campo; e Sistema de iluminação composto por 200 luminárias de 1000w. Há também urbanização externa e sistema de iluminação externa com postes e luminárias (energia solar).