O Campeonato Roraimense Sub-20 de 2016 pode ter a participação de apenas cinco equipes, uma a menos que em 2015: Atlético Roraima, Baré, Náutico, River e o atual campeão São Raimundo. Foi o que indicou a reunião desta quinta-feira, na sede da Federação Roraimense de Futebol (FRF), que reuniu representantes dos nove clubes do Estado, os quais decidiram iniciar o certame no dia 24 de setembro.
Apenas o Real, de São Luiz do Anauá, não irá participar. Além de dificuldades financeiras, o clube alegou dificuldades de transporte para jogar o certame em Boa Vista, que fica a cerca de 300 quilômetros de seu município de origem. A última vez que a equipe disputou a competição foi em 2013.
A ordem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para que os clubes brasileiros utilizem seu novo sistema eletrônico de registros e transferências de jogadores, coloca dificuldades para Progresso (de Mucajaí), Rio Negro e GAS disputarem o Estadual. O time do interior, por exemplo, não possui nem equipamento, como o computador, para realizar as transferências.
Mas, para que o sistema seja liberado para os clubes realizarem registros e transferências, a CBF, em atendimento ao Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro (Profut), exige que eles apresentem documentos, como certidões negativas de débitos e o estatuto, que deve ser digitalizado.
No caso do Progresso, o presidente José Tarquinio disse que só falta o clube entregar as certidões negativas. “Até o fim de julho, a gente estará em dias com isso aí, para participar”, garantiu.
A situação do Rio Negro é parecida: também faltam as certidões negativas. E o diretor de futebol do clube, Jackson Cicareli, espera contar com patrocinadores para resolver as pendências. “Os clubes não têm apoio de ninguém”, disse.
“Querer participar, a gente quer. Mas acredito que não (vamos resolver a tempo a questão). Se aparecer algum empresário, alguém que quisesse tomar a frente para quitar essas situações pendentes, acredito que sim, iremos resolver”, declarou Cicareli.
O GAS, por sua vez, só depende da reformulação de seu estatuto. Um dos motivos para tal ação, segundo o diretor do clube, Rogério Vieira, é o fato de algumas folhas do Diário Oficial da década de 1960, época do documento original, estarem rasgadas.
A sugestão da reformulação partiu do presidente da FRF, Zeca Xaud. “Agora o presidente autorizou fazer um novo estatuto, e, se Deus quiser, vai estar tudo pronto para a equipe do Grêmio Atlético Sampaio não ficar fora do Estadual Sub-20”, disse Vieira.
TABELA – Quando os clubes resolverem as pendências, a FRF marcará uma nova reunião para definir a tabela e o regulamento da competição. Na reunião desta quinta-feira, os times discutiram que, no caso de oito clubes participarem, a primeira fase do primeiro turno poderia ser disputada com dois grupos com quatro equipes em cada. As equipes ainda concordaram em jogar aos sábados.
Os clubes discutiram também o local da competição. A FRF verificará a disponibilidade do estádio da Vila Olímpica Roberto Marinho, que receberá os jogos da Copa Boa Vista Amadora a partir deste sábado, dia 2.
Em caso de indisponibilidade do local, a opção será mandar o Estadual deste ano para o campo do São Raimundo, no bairro Operário. Se isso se confirmar, os clubes já se manifestaram favoráveis à ideia.