“Para você jogar bem, você tem que dormir direito.” Essa foi a reação da estudante F. N de 16 anos, ao conversar com a reportagem da FolhaWeb no “alojamento” montado na escola estadual Ana Libória.
Lá estão cerca de 100 adolescentes que vieram do interior do estado com a promessa de disputar os jogos escolares de Roraima em Boa Vista.
As salas de aula foram transformadas em quartos mas o local não tem ventilador, nem ar condicionado e não tem condição de alojar os atletas que passam dificuldades.
Muitos desses estudantes que estão no local são indígenas. O adolescente de Pacaraima R.S., de 15 anos, denunciou que os estudantes têm que ficar em colchonetes muito fino, sem ventilação e sem apoio.
“Aqui está quente demais, não tem condições de nos alojar. Só estamos pedindo o mínimo de dignidade, não dá para participar dos jogos nessas condições”, desabafou.
Ainda de acordo com o estudante, mais de 100 alunos são prejudicados com as dificuldades que passam, comprometendo a condição para competirem nos jogos escolares.
A edição 2015 dos Jogos Escolares de Roraima inicia hoje, 7 de agosto, com encerramento previsto para o dia 14.
Entre as modalidades individuais disputadas estão: atletismo, karatê, judô, natação, tênis de mesa, ginástica rítmica e vôlei de praia.
Já as modalidades coletivas disponíveis são: futebol, basquetebol, futsal, vôlei e handebol.
Poderão participar dos Jogos Escolares alunos-atletas de escolas públicas e privadas da Capital e Interior que estejam frequentando regularmente a instituição de ensino.
OUTRO LADO
A reportagem da FolhaWeb procurou a coordenadora dos jogos na escola Ana Libória, mas ela não foi encontrada no loca.
Enviou email para a assessoria de comunicação do Governo de Roraima sobre o ocorrido, mas até o fechamento da matéria não obteve retorno.