O ex-atacante de Baré e São Raimundo – Junior Osias teve a sua casa invadida pela enchente do Rio Taió, no município de Rio do Oeste, em Santa Catarina. As inundações ocorreram na manhã desta segunda-feira (9), na cidade interiorana que fica localizada a 216 quilômetros da capital Florianópolis.
O prejuízo chega a R$ 140 mil, com danos na estrutura elétrica e de acabamento de sua residência. O ex-jogador da dupla Baré e Mundão também perdeu todos os móveis, nos vídeos enviados para nossa equipe de reportagem foi visto um colchão ao sol e a tentativa de recuperar um guarda-roupa.
O atleta nasceu na Venezuela e é filho de uma haitiana; foi para Boa Vista após crise no país vizinho. Se mudou para Santa Catarina e morava no sul do país desde março de 2021. Naquela região se empregou em uma fábrica de alimentos, do ramo de linguiças, bacon e carnes. Após a desistência do Baré de disputar o Estadual de 2021, no auge da pandemia, Osias e a esposa e os dois filhos mudaram para Rio do Oeste e tentaram uma nova vida.
O ex-jogador lamentou pelo fato das autoridades locais terem informado “em cima da hora” o risco do Rio Taió transbordar, sem chances e tempo suficiente para recolher os bens.
Conforme relatos de moradores, semanas sequentes de chuvas nas áreas do Rio Itajaí e Rio das Pombas causaram um acúmulo alto de volume de água, surpreendendo a enchente no Taió e alagando o município de Rio do Oeste. O rio chegou aos 9 metros e 62 centímetros. O aviso ocorreu às 9h30 da manhã conforme Osias e por volta de 11h a água deixou as residências da rua de sua casa submersas.
“As autoridades avisaram o povo eram por volta de 9h e 9h30 da manhã e ninguém conseguiu retirar nada. Deveriam ter nos avisado, chovia há uma semana e a informação não sabíamos. Eram para para dar o sinal de alerta bem antes. Até nossas vidas foram colocadas em risco”, disse Junior Osias.
Passagens
Junior Osias foi campeão roraimense pelo São Raimundo, em 2019. Também defendeu o Mundão na Copa Verde e na Série D de 2019. Com o manto do time do Operário atuou em 16 partidas e marcou dois gols. Pelo Baré jogou o Estadual e Série D do Campeonato Brasileiro de 2020. Marcou dois gols e jogou 10 partidas pelo Índio da Consolata.
AJUDA
“Precisamos recomeçar, não temos roupas e nem comida, algo muito difícil está acontecendo com várias famílias aqui em Santa Catarina. É triste, é muito doloroso”, disse Osias.
Quem tiver interesse pode ajudar o atleta Osias a recomeçar, doando qualquer valor pelo número do pix de sua esposa Zairet Del Valle Medina pix 95991291447.
Por João Paulo Oliveira