Em busca do título roraimense Sub-20, conquistado há oito anos pelo arquirrival São Raimundo, o Baré anunciou nesta quarta-feira (25) o técnico Darlan Santana, de 53 anos. Ele é conhecido por ser o último treinador de futsal de Neymar – hoje atacante do PSG -, em uma escola próxima ao estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP).
Nascido em Santos (SP), Santana possui licença A e B da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e passou por clubes como o Jabaquara (SP) e a Portuguesa Santista (SP), onde coordenou o departamento de futebol e treinou o time principal.
Darlan Santana também estagiou com o técnico Cuca, pelo Santos, no vice-campeonato da Copa Libertadores de 2020. O novo comandante vai treinar o Sub-20 do Baré a convite do gestor do time, Marcelo Pereira.
“Feliz demais em poder estar representando a equipe do Baré, neste difícil campeonato, que é o Sub-20. É um privilégio de poucos, fico muito honrado com o convite através do Marcelo, um cara sério. Temos um projeto para cidade e o município. Isso nos deixa motivados”, disse Santana.
O projeto de Marcelo Pereira se inicia no interior paulista. Em Santos (SP), foram recrutados 12 jogadores, que vão vir a Roraima com o treinador e se juntarão aos atletas que virão do Amazonas. Darlan Santana ainda mantém amizade com o presidente do Nacional (AM), Nazareno Pereira, em busca de reforços da base do Leão da Vila Municipal de Manaus.
“Estamos montando uma espinha dorsal de nossa equipe na baixada santista. No dia 10, estarei em Roraima com alguns atletas oriundos das equipes de Manaus. Procurarei alguns talentos no Amazonas, para colaborar nesta campanha. Apesar de ser um campeonato curto, sabemos a dificuldade que vamos enfrentar, inclusive na nossa estreia, contra o São Raimundo octacampeão na categoria”, disse Darlan Santana.
Um dos formadores de Neymar
Darlan Santana treinou Neymar quando o jogador atuava no futsal em Santos. Na época, o ídolo brasileiro tinha apenas 13 anos de idade e ainda não vislumbrava que o atacante chegaria tão longe.
“Tive o privilégio de conviver com o Ney por quatro anos da adolescência dele. É diferenciado. Sempre foi líder. Seria hipócrita em falar que eu já sabia que ele iria jogar a Liga dos Campeões, a Copa do Mundo e seria capitão de seleção brasileira. É líder nato. Porém, na época tínhamos grandes meninos nesse time de futsal, que foi o último do Ney”, relembrou.
O Estadual Sub-20 vai começar no dia 21 de setembro, mas Baré só estreia no dia 23, às 16h40, diante do São Raimundo. A primeira fase da competição será no estádio Ribeirão, enquanto as semifinais e a decisão serão no estádio Canarinho, em Boa Vista.