Esporte

Extremo Norte vence e fecha em 3º lugar

Com a vitória sobre o Braunão, por 3 a 1, o time roraimense fechou com uma bela campanha de quatro vitórias, um empate e uma derrota

O Extremo Norte sai de cabeça erguida da Copa Rede Ball 2016, competição de base que reuniu escolinhas de futebol de todo o Brasil em diversas categorias, entre os dias 20 e 25 de janeiro, na Bahia. Nesta segunda-feira, a equipe roraimense se despediu com vitória sobre o Braunão (BA), por 3 a 1, com gols de Kayky, Dudu e Kauã Guilherme, e terminou em terceiro lugar na competição Sub-13.

Com o resultado, a Máquina Azul, única equipe do Norte na categoria, terminou com uma bela campanha de quatro vitórias, um empate e uma derrota. Na estreia, perdeu para o Itinga, por 2 a 1, mas virou o jogo no “tapetão”, ao entrar com recurso para anular a vitória do time adversário, que entrou em campo com três jogadores irregulares, acima da idade permitida.

No segundo jogo, bateu o Braunão, por 2 a 1, e antecipou a vaga para a próxima fase. No terceiro, empatou com o time Descobrindo Talentos, por 1 a 1, o que fez a Máquina Azul terminar a primeira fase na liderança do grupo B. Nas quartas de final, venceu a Academia Rubro-Negra, por 2 a 1. E na semifinal, empatou com o Salvador, por 1 a 1, no tempo normal, mas perdeu nos pênaltis, por 4 a 3, e foi eliminada da competição.

“Isso mostra que a gente está no caminho certo, e que o futebol de base de Roraima e da região Norte tem representatividade. A gente está de parabéns, e todos nós estamos conscientes de que o dever foi cumprido: de ter representado bem a cidade de Boa Vista, o Estado de Roraima e a Região Norte”, destacou o técnico Marco Andrade do Nascimento, o Marquinho Cai-Cai, via mensagem de voz.

Com quatro gols marcados, sendo artilheiro do Extremo Norte no torneio, o atacante Dudu, de 13 anos, disse que “a competição foi boa”, pelo feito pessoal que alcançara. O zagueiro Marquinho, 12, por sua vez, desabafou.

“Muitas pessoas disseram que a gente nem ia participar e nem passar da primeira fase. Diziam: ‘ah esse time é ruim, esse time não presta para nada, só está indo por dinheiro e tudo mais’. Viemos para a Rede Ball desacreditado, e hoje a gente conseguiu alcançar nosso objetivo, com o terceiro lugar”, declarou.

A partida desta segunda-feira foi dominada pela Máquina Azul, que não deu oportunidade ao adversário chegar com perigo, impondo o ritmo de jogo o tempo todo. No primeiro tempo, a equipe abriu 2 a 0. Aos 10 minutos, o atacante Kayky abriu o placar, e aos 17, Dudu ampliou.

Na etapa final, aos 10, Dudu fez jogada rápida dentro da grande área e foi derrubado, pênalti. Ele mesmo bateu a cobrança, a bola foi trave, e, no rebote, o meia Kauã Guilherme empurrou para a rede. O time adversário descontou no final, aos 17 minutos. Vale lembrar que na categoria Sub-13, o jogo tem duração de 40 minutos, sendo 20 em cada período.