O final de semana foi de trabalho e treinamento para 30 pessoas que foram capacitadas no curso de Arbitragem em Natação que a Federação de Desportos Aquáticos de Roraima (Fedar) promoveu em parceria do Sest/Senat, que cedeu auditório para essa primeira etapa da capacitação.
Segundo informou a presidente da Fedar, Gilda Hupsel, as primeiras 20 horas, que foram teóricas do curso, aconteceram neste fim de semana com conteúdos sobre posições e arbitragem, regras dos nados Livre, Costas, Peito, Borboleta e Medley, além de repassadas as novas regras no nado Borboleta e sobre os trajes tecnológicos para as categorias Mirim e Petiz.
As aulas aconteceram no sábado e domingo pela manhã das 8h às 12h e pela tarde das 14h às 18h, e foram ministradas pela palestrante Lidiane Sena, com experiência em cursos da Federação Internacional de Natação (Fina). A prova teórica foi realizada na tarde de domingo, na última etapa do curso, os 30 participantes vão participar da parte prática. Após a parte prática todos receberam seus certificados.
Já as 20h de aulas práticas serão realizadas no próximo final de semana, dias 4 e 5 de maio, durante as provas do Torneio Boto Preto de Natação, na Vila Olímpica Roberto Marinho.
A palestrante Lidiane Sena, que é diretora de Arbitragem da Fedar, comentou que o curso foi muito proveitoso.
“É importante que os árbitros da Fedar participarem, pois todos os anos a Fina se reúne e sempre apresenta mudanças nas regras da natação e temos que estar sempre atualizados com a inovações”, afirmou.
Lidiane Sena Melo é árbitra Internacional da Fina, com curso realizado no Rio de Janeiro antes das Olimpíadas de 2016. E participa de arbitragem a mais de 10 anos.