Com o intuito de preservar a história e também conseguir mais apoio à prática da capoeira em Roraima, foi promovido o III Fórum da Capoeira. O evento foi realizado pela Federação Roraimense de Capoeira (FERRCAP) e teve como objetivo expor os projetos voltados à prática da capoeira e também buscar o apoio e mais visibilidade ao esporte em Roraima.
O contramestre e atual presidente da Ferrcap, Jefferson Dias, relata que Roraima é o único estado brasileiro que ainda não tem leis de preservação e proteção do esporte e essa foi uma das lutas da federação.
“Nós procuramos a valorização da nossa arte tentando a aprovação de pacotes de leis para a nossa proteção e preservação. Essa é a realidade de todos os estados do Brasil, menos Roraima, então estamos tentando estreitar as relações com o poder público para conseguir ajuda”, disse.
Segundo o presidente, os objetivos futuros da federação é conseguir mais investimentos para continuar as ações existentes e executar projetos futuros voltados para a prática do esporte e também de apoio aos atletas. A principal dificuldade atualmente é a ajuda por parte do poder público.
“No fórum nós tentamos estreitar os laços com o poder público e também parcerias com instituições privadas, mas não obtivemos sucesso nessa parte. Em todas as federações do Brasil as instituições do poder público participam efetivamente dos trabalhos sociais dos centros de capoeira e aqui em Roraima ficamos fora do que acontece nacionalmente”, finalizou.
No evento promovido no último sábado, 12, mestres de capoeira foram homenageados pelo trabalho realizado para a comunidade durante o último ano.