A FRF (Federação Roraimense de Futebol) anunciou que o Campeonato Roraimense será mantido. A decisão da entidade ocorreu em reunião com os clubes, apenas o Baré foi contra.
O único a pedir a suspensão da competição foi Oziel Araújo Neto, presidente do Baré, que alegou que a melhor medida a ser tomada é evitar contato entre os atletas. O mandatário adiantou na reunião que seus jogadores não irão a campo.
Zeca Xaud, presidente da Federação afirmou que recebeu ordem da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) de manter a competição até uma contraordem. Por isso a competição seguirá nesta terça-feira (17), na última rodada no sábado (21) e nas finais.
As partidas da quarta rodada do 1º turno do Estadual entre Atlético Roraima e GAS às 19h e São Raimundo e Baré ocorrerão de portões fechados.
Ontem a Folha divulgou com exclusividade que jogos poderiam ocorrer sem a presença do público, como forma de evitar aglomerações de pessoas e consequentemente da propagação do COVID-19.
Participaram da reunião o Zeca Xaud, presidente da FRF, e representantes do São Raimundo, Sérgio Caranguejo e Oziel Pereira, mandatário do Baré. GAS mandou o ofício pedindo que a competição continue. Atlético Roraima e Rio Negro não compareceram.
A medida adotada pela Federação Roraimense de Futebol foi diferente as demais entidades do futebol mundo a fora que paralisaram suas atividades. Na semana passada a Conmebol suspendeu os jogos da Copa Libertadores, a CBF fez os mesmos com suas competição nacionais, e jogos de alguns campeonatos pelo país ocorreu sem o público nas arquibancadas.
Nesta segunda-feira (16), a FPF (Federação Paulista de Futebol) e FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) suspenderam suas atividades como medida de prevenção contra o Coronavírus que tem se propagado mundo a fora em rápida escala.
Mesmo com cinco casos de suspeitas e sem nenhum caso confirmado em Roraima, escolas das redes estaduais, municipais e privadas, universidade públicas e privadas suspenderam as aulas por tempo indeterminado. A medida é tida como prevenção a propagação e contaminação do vírus.
Baré vai contra decisão e time deve não comparecer em campo
Foto: Bennison de Santana/Folha BV
O Baré foi o único a ser contra a decisão. Clube irá enviar um documento a CBF, pedindo medidas de segurança. Na reunião, o presidente Oziel Araújo Neto apresentou um documento pedindo a suspensão do Estadual, apesar da decisão acatada. Ele explicou o porquê os jogadores não irão a campo na noite de hoje.
“A gente enxerga isso como irresponsabilidade desses senhores que decidiram por continuar o campeonato. A gente vê que em várias Federações os campeonatos foram paralisados. A medida de fechar os portões não é suficiente, para que essa epidemia se espalhe, visto que a saúde dos nossos jogadores está sob nossa responsabilidade. Uma vez que um jogador desse é contaminado, o clube fica responsabilizado por eles”, explicou.
Mais informações na edição impressa desta quarta-feira (18)