O Estado de Roraima solta fogos. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou em seu site oficial na manhã de hoje (27), que agora dois clubes roraimenses irão representar RR na Copa do Brasil. O regulamento vigora a partir da temporada 2024.
O campeão e vice do Estadual garantem vaga ao torneio nacional e de quebra R$ 620 mil no mínimo, com arrecadação de direito de imagem dos canais Sport TV, receita que “apimentará” o certame local, enfim, dois times com grana para reforçar o departamento de futebol e tornar o certame mais equilibrado. Nos últimos sete anos o título ficou no Operário.
Em 2024 serão 92 times, 12 deles entram na terceira fase; Nove representantes da Libertadores, Campeões da Copa Verde, Copa Nordeste e Série B.
As quantidades de vagas agora serão decididas pelo ranking de federações, deixando o formato antigo do ranking nacional de clubes. Na 23° colocação, a Federação Roraimense de Futebol (FRF) põe campeão e vice no páreo.
A modificação já vigora para o Campeonato Roraimense de 2023, em caso de disputa em dois turnos, os campeões de cada turno carimbam o passaporte para Copa do Brasil de 2024.
Por João Paulo Oliveira