O Flamengo vai inaugurar a primeira escolinha oficial do clube em Roraima – um dos dois estados do Brasil ainda sem a franquia. A primeira aula será realizada na próxima segunda-feira (19), a partir das 8h, no CTG (Centro de Tradições Gaúchas). O público-alvo é formado por jogadores de sete a 17 anos de idade.
O coordenador da escolinha, Bruno Farias, explicou que a dinâmica de treinamentos e os materiais esportivos são enviados pelo Flamengo. “Todos passam por curso. Tudo da forma deles. Nenhum treinamento posso da forma que eu quero”, enfatizou.
Ele explicou que, para garantir o sucesso da formação dos atletas, a filial pretende trabalhar as questões extracampo. “Por isso a gente tem um departamento de psicologia. Tive experiência com alguns garotos que, quando chegam nos clubes, eles não têm aquele foco. Não rendem dentro do treinamento. A família pressiona muito. A gente vai trabalhar isso no garoto pra poder chegar ao campo leve, tranquilo. Também vamos focar na parte tática e no fundamento”, disse.
Além disso, a escolinha dividirá os jogadores de diferentes níveis de aprendizado. “Vai ter os garotos iniciantes e a nossa seleção, formada pelos meninos acima da média. Quando a gente passa um treinamento um pouco mais alto, os meninos têm que estar com a qualidade um pouco alta também”, disse ele, que ainda pretende, ao final de cada ano, trazer um observador técnico para selecionar os melhores da escolinha, com o intuito de levá-los para testes na base do Flamengo.
O sócio do projeto, Júnior Tavares, disse ter aceitado o convite para gerir o projeto após trabalhar com Farias na escolinha Grêmio Esporte Roraima. “Trabalhando na outra escolinha, ele viu como era meu trabalho e me chamou para formar essa parceria e aceitei”, lembrou.
Estrutura
A estrutura da escolinha do Flamengo inclui campo com gramado natural (tamanho 60x53m, padrão de Fut 7) e departamento multidisciplinar. O corpo técnico é formado por quatro treinadores (um de Educação Física, dois auxiliares e um específico para goleiros), psicólogo, nutricionista e fisioterapeuta.
Matrículas
Cerca de 180 atletas já estão matriculados. As matrículas estão abertas de segunda a sábado, das 15h às 20h, na secretaria do CTG. Outras informações podem ser obtidas pelo (95) 99163-8881.
As aulas serão ministradas às segundas, quartas e sextas-feiras (turmas das 8h, 16h e 18h). A mensalidade custa de R$ 180 (duas aulas semanais) a R$ 200 (três aulas semanais).