Esporte

Flávia Cantanhede é ouro e prata no AM

A melhor nadadora de Roraima conquistou as medalhas de ouro e prata nas provas de 100 e 200 metros peito, respectivamente

Prestes a disputar os Jogos Universitários Sul-americanos 2016, a nadadora roraimense Flávia Cantanhede conquistou as medalhas de ouro e prata na Copa Amazonas de Natação (Troféu Eduardo Piccinini), realizada no último final de semana, em Manaus.

O ouro foi conquistado na prova de 100 metros peito, onde a roraimense fechou com o tempo de 1min19seg60. Nos 200 metros peito, Flávia Cantanhede, que defende o clube Aquática Marinho/Assobpm, conquistou a medalha de prata ao fechar com 02min57seg.

Segundo a técnica da Aquática Marinho, Astréa Teca Marinho, a participação da nadadora no torneio amazonense serviu de preparação para a competição continental universitária, que reunirá delegações de dez Países, entre os dias 22 e 27 de maio, em Buenos Aires, capital da Argentina.

Já visando os próximos desafios de Flávia Cantanhede, Teca afirmou que vai “corrigir alguns finais de prova”, de modo a aperfeiçoar o desempenho da nadadora. Antes dos Jogos Universitários Sul-americanos, a nadadora disputará o Torneio Boto Preto, nos dias 29 e 30 de abril, na Vila Olímpica Roberto Marinho.

Flávia Cantanhede é considerada a melhor nadadora de Roraima, e uma das melhores do País na categoria Sênior (20 a 24 anos), segundo o ranking de atletas de 2015, da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

Na lista nacional, a roraimense ocupa a 11ª e 9ª  colocações nas provas de 200 metros borboleta e 400 metros medley, respectivamente. Em ambas as provas, a melhor nadadora de 2015 foi a maranhense Joanna Maranhão.

Na primeira competição estadual de 2016, o Torneio de Velocidade, Flávia, mais uma vez, se mostrou imbatível ao vencer todas as seis provas que disputou: 50 metros livres, peito e borboleta, 100 metros borboleta e peito e os 200 metros medley.