Esporte

Flávio Monteiro precisa do seu voto

Ele é um dos 22 finalistas de enquete de empresa que vai patrocinar os dois atletas mais votados, com uma bolsa de R$ 1,5 mil mensais, por um ano

Maior nome das maratonas aquáticas de Roraima, o nadador Flávio Monteiro é um dos 22 finalistas da enquete Nossa Energia Move a Amazônia (Nema), promovida pela Equador Petróleo. A votação, que reúne esportistas da região Norte, entre eles, outra promessa do esporte local – o judoca Danillo Rodrigues -, vai escolher dois atletas para o patrocínio de uma bolsa de R$ 1,5 mil por mês, durante um ano, a partir de 2016.

“Eu fiquei muito feliz de ter sido escolhido entre os 20 finalistas desse bolsa-atleta. Estou muito confiante disso (que posso ganhar). Eu e minha família e meus amigos estamos divulgando muito nas redes sociais”, disse o nadador.

E quem também está confiante que o atleta possa ser um dos dois mais votados é o próprio pai, Silvio Monteiro, treinador e maior incentivador de sua carreira. “Como pai e treinador, eu fico muito honrado e muito orgulhoso dessa indicação do nome do Flávio, e mais honrado ainda por ele ter sido selecionado não só entre os atletas da modalidade dele”, declarou.

Flávio Monteiro é atleta tanto de maratona aquática, a chamada modalidade de águas abertas, como de piscina. Nos oceanos e rios, ele já conquistou inúmeros resultados importantes. O maior deles, sem dúvida, é o título da categoria Sênior (20 a 24 anos) da Copa Brasil da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), em 2014.

Na competição nacional, dividida em cinco etapas, o atleta participou de três, por sua categoria. Ganhou em Angra dos Reis (RJ), Brasília, e ficou em segundo lugar em Salvador (BA), na última etapa.

Ele ainda coleciona títulos por sua categoria na terceira etapa do Circuito Rei e Rainha do Mar 2012, e na primeira etapa do mesmo evento, em 2015, no Rio de Janeiro; e o primeiro lugar geral da Travessia do Rio Branco 2015, em Boa Vista; além de segundas colocações, como na etapa de Angra do Reis, do Circuito do Rio de Janeiro, neste ano.

O PROJETO – A iniciativa da Equador em patrocinar atletas foi lançada em 2012. Inicialmente, o projeto era voltado exclusivamente para o patrocínio de esportistas, porém, a partir do ano seguinte, a ideia se estendeu ao âmbito musical.

Desde o lançamento, dez atletas foram beneficiados, a maioria deles são lutadores. Um deles é o amazonense Adriano Martins, que atualmente tem contrato com o UFC (Ultimate Fighting Championship).

VOTAÇÃO POLÊMICA – A enquete foi ao ar na semana passada, e já causou polêmica. Internautas reclamaram que não conseguiam votar nos atletas. Alguns reclamaram que outros candidatos estavam sendo favorecidos.

A empresa explicou, em comunicado, que as instabilidades se deram porque “o acesso ao site foi bastante expressivo”. A Equador também admitiu “ataques sistemáticos ao site, que durante o primeiro final de semana de contabilização de votos, teve várias tentativas de irregularidades e modificação de resultados, tomamos as providências cabíveis em relação à segurança e acesso ao mesmo”.

Desta forma, a empresa cancelou a enquete, e os votos computados foram zerados. A data do reinício da votação ainda não foi divulgada. O site da enquete é o www.portalamazonia.com.br/nema/?page_id=665. Até a noite desta quarta-feira, ele estava fora do ar.