Esporte

Flávio Monteiro tenta o bicampeonato em prova de maratona aquática

Maior nome da modalidade aquática de Roraima, nadador ainda disputará última etapa da Copa Brasil, onde já é campeão

O nadador do Sindicato dos Policiais Civis do Ex-território de Roraima (Sinpol), Flávio Monteiro, disputará, na próxima quinta-feira, 20, a penúltima etapa do Campeonato Baiano de Maratonas Aquáticas (Troféu Base Naval de Aratu), na Base Naval de Aratu, a 30 km de Salvador, competição pela qual foi campeão em 2015 e agora tentará o bicampeonato.

O atleta chegou à capital baiana ontem, 17, acompanhado de seu treinador, Silvio Monteiro. “O Flávio disputou, na semana retrasada, o Circuito Rei do Mar, no Rio de Janeiro, e passou uma semana treinando no Fluminense antes de vim para Salvador”, disse Silvio.

Antes de disputar a competição, o nadador roraimense treinará na piscina do Iate Clube, em Salvador. “Primeiro ele vai treinar no Iate Clube com um treinador renomado de maratona aquática, que é o Frederico argolo, que foi nadador e treinador da seleção brasileira de esportes aquáticos”, informou.

Os treinamentos seguem até a próxima quarta-feira, um dia antes da competição. “Vamos treinar na segunda, terça e quarta, e na quinta-feira pela manhã já será a 9ª etapa do campeonato baiano, que vale pelo regional nordeste. No ano passado ele ganhou essa prova na categoria dele e esse ano tentará o bicampeonato”,

A maratona aquática servirá para Monteiro testar seu condicionamento e ambientação no local, que será o mesmo da Meia Maratona de Salvador, sendo a 5ª Etapa da Copa Brasil da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), na qual o nadador participa neste sábado, 22.

“Ao longo desse ano o Flávio disputou seis etapas dessa competição, e com o somatório dos pontos que ele fez, ele já é o campeão. Como ele ganhou em 2014, ele se tornará bicampeão esse ano.

O nadador é bicampeão da Copa Brasil. Nesta competição, ele foi campeão em 2014 e 2015 na categoria Sênior (20 a 24 anos). Hoje, com 23 anos, é atleta do Sindicato dos Policiais Civis do Ex-Território de Roraima (Sinpol) e lidera o ranking Sênior na Copa Brasil deste ano, com 138 pontos, 32 à frente do segundo colocado. Das sete etapas possíveis, já ganhou duas.

“O objetivo é chegar entre os 10 primeiros no geral e a Bahia é o local onde há mais nadadores de maratona aquática e o campeonato baiano também é muito forte, por isso estamos aqui para disputar com os melhores”, ressaltou o treinador.

O atleta roraimense é patrocinado por: Prefeitura de Boa Vista, por meio da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), Vila Olímpica e Bolsa Atleta, Kumon, Cultura Inglesa, Ecopark e Academia New Gym. “Alguns desses nos apoiaram durante todo esse ano e outros nos apoiam há mais de sete anos, e por conta disso o Flávio chegou nesse nível”, destacou.