O Campeonato Roraimense foi suspenso por tempo indeterminado a contar desta sexta-feira (20). Dos cinco clubes participantes, apenas o Baré votou a favor da suspensão da competição. O presidente barelista disse à reportagem que foi um alívio tal decisão.
A suspensão ocorreu após a FRF (Federação Roraimense de Futebol) receber um ofício da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) que suspendia por tempo indeterminado toda e qualquer competição de futebol em território nacional como forma de prevenção a propagação do Coronavírus (Covid-19).
A preocupação do presidente pela saúde de seus jogadores não é à toa. O Baré conta com o plantel de 30 atletas, destes, apenas 10 são roraimenses. A média de idade é de 25 anos. A maioria deles estão no alojamento do clube, o que seria de fácil propagação no referido ambiente.
O Baré virou manchete nacional após protestar contra a decisão da Federação e clubes em dar continuidade ao Estadual. Na terça-feira o clube foi ao compromisso diante do São Raimundo pela 4ª rodada, fez o protocolo inicial com luvas e máscaras, mas se retirou de campo como forma de protesto. O árbitro suspendeu a partida.
Foto: Bennison de Santana/Folha BV
Time entrou em campo com máscaras e luvas
O QUE DIZ O MANDATÁRIO SOBRE A PARALISAÇÃO
Veja como foi o bate-papo com Oziel Araújo Neto. Abordamos alguns tópicos e você vai conferir a resposta do mandatário na íntegra a seguir.
SUSPENSÃO
“Realmente é um alívio. É o sentimento daquela expressão: ‘ufa, até que enfim’. Tivemos uma ordem sensata, mais coerente. A gente lamenta porque essa decisão podia ter sido de todos. Que todos nós tivéssemos a consciência de paralisar o campeonato, mas tentaram empurrar com a barriga até as últimas tentativas, vamos dizer assim. Pela falta de consciência dos dirigentes, eles queriam continuar o campeonato diante de uma epidemia alarmante que o mundo inteiro está preocupado”, disse.
DECISÃO DA CBF
“Graças a Deus a gente teve uma intervenção da CBF, STJD que paralisaram todos os campeonatos e a gente fica feliz com isso e bem aliviado, realmente, porque é saúde de todos nós que está em jogo: repórteres, atletas, comissão técnica, gandulas, todo mundo que está envolvido no futebol. A gente fica feliz com a atitude do secretário geral da CBF, o Senhor Walter Feldman, de prevenir a saúde de todos nós”, destacou.
SOBRE OS ATLETAS
“Jogadores estão treinando em casa para manter a condição física deles, porque uma vez que um jogador parado, o condicionamento físico acaba que perdendo grande rendimento. É nessa linha que o Colorado está seguindo. A gente está tomando as devidas prevenções com bastante álcool em gel, vitamina C, não se envolvendo com outras pessoas e fazendo treinamento em casa mesmo”, afirmou.
PLANEJAMENTO
“A gente não tem muito o que pensar porque é uma paralisação indeterminada. A gente vai seguindo nosso dia a dia com eles fazendo treinamento caseiro, mas o que vem pela frente só o tempo pode dizer. A gente torce pra que essa situação acabe logo e que tenha o menor número de vítimas possíveis”, contou.
CONTRATO
“Jogadores tem contrato de três meses, sendo que tem menos de um mês que iniciamos o contrato deles. Vamos dizer que temos dois meses de gordura e se for preciso vamos renovar e vida que segue, isso daí é de menos. O importante é que vidas estão sendo guardadas, vidas estão sendo prevenidas”, assegurou.
O Campeonato Roraimense conta com participação de cinco clubes: GAS (Grêmio Atlético Sampaio) o único confirmado matematicamente para final do primeiro turno, São Raimundo, Rio Negro, Atlético Roraima e Baré. O Estadual segue suspenso até segunda ordem.