37 competições. Esta é a quantidade de certames que a Federação Roraimense de Futsal (FRFS) pretende realizar nesta temporada 2015, de acordo com o seu calendário oficial, divulgado nesta semana. É um campeonato a menos que o previsto no cronograma de 2014, quando foram realizados 16.
Segundo o presidente da entidade, Osmar de Matos, o calendário é elaborado pela diretoria da FRFS. “Ele sempre se constitui das competições do ano anterior. Nesse ano, só uma competição é diferente, e ela está vindo como prioridade”, explicou, ao se referir à Taça Roraima de Futsal Masculino.
Como grande novidade deste ano, a Taça irá reunir entre março e abril, dez times das três divisões da modalidade no Estado, o que servirá de preparação para as próximas competições que as equipes devem participar durante a temporada.
De acordo com Matos, a competição será dividida em dois grupos de cinco times cada, onde se classificam os dois melhores, que vão à semifinal. Os vencedores decidem o título em até três partidas. O primeiro a alcançar cinco pontos será o campeão.
“(A Taça Roraima) era um desejo dos clubes, no sentido de ter uma competição maior em termo de quantidade de clubes, que, realmente, proporcionasse a participação de todos eles para que jogassem uns contra os outros. Acredito que terá um saldo bom e a Taça virá para ficar, porque ela vai possibilitar a evolução técnica do futsal adulto local”, explicou Matos.
Ainda, segundo o presidente, os circuitos estaduais Sub-13, Sub-15, Sub-17, que não foram realizados em 2014, além do Adulto, novidade deste ano, também serão prioridades da FRFS para este ano.
“No ano passado não aconteceram por falta de tempo hábil no calendário. Foi um ano muito complicado em termos de eventos extraquadra (como a Copa do Mundo e as Eleições), mas neste ano, os circuitos serão prioridade”, declarou Osmar de Matos.
CALENDÁRIO – Primeiro semestre: de fevereiro a março (Taça Roraima Masculina e Feminina Sub-17; e Estadual Masculino Sub-15); de março a abril (Estadual Masculino Sub-12 e Feminino Sub-13; e Taça Roraima Masculina Adulta); de abril a maio ou até junho (Estadual Masculino Sub-9; Taça Boa Vista Adulta Feminina; Estaduais Masculino Sub-13 e Sub-20 (este até junho)); de maio a junho (Maratona; Taça Boa Vista; e Taça AlamirCasarim – 3ª Divisão – Masculinas); de junho a julho ou até agosto (Estadual Feminino Sub-20; Circuitos Estaduais Masculino e Feminino Sub-20; e Estadual Masculino Sub-10 (este até agosto)).
Segundo semestre: de julho a agosto (Taça Flamarion Vasconcelos – 2ª Divisão -, Estadual Masculino Sub-14 e Feminino Sub-15); de agosto a setembro ou até novembro (Estaduais Masculinos Sub-11 e Sub-8; Circuitos Estaduais Masculino e Feminino Sub-13, Sub-15 e Sub-17 (estes últimos até outubro)); e Estadual Adulto Feminino (novembro); de outubro a novembro (Estadual Masculino Adulto – 1ª Divisão; Estaduais Femininos Sub-10 e Sub-14; Taça Boa Vista Masculina Sub-15); de novembro a dezembro (Circuitos Estaduais Masculino e Feminino Adulto; Taça Boa Vista Masculina Sub-20; e Estadual Sênior).
De acordo com o presidente da FRFS, as competições que serão realizadas no primeiro e segundo semestre são definidas em reunião com os clubes. As do primeiro semestre serão decididas no próximo dia 21. Já as do segundo semestre será no dia 17 de junho.
Esporte
FRFS programa 37 competições para 2015
Taça Roraima Masculina Sub-17 abre a temporada, mas a competição mais importante é a Adulta, que irá reunir dez times das três divisões do Estado