Esporte

Fuer aguarda apoio do Governo para disputar a etapa nacional dos JUBs

A etapa nacional dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) começa dia 18 de outubro, em Goiânia (GO) e este ano a previsão é de que Roraima participe com 100 pessoas, incluindo atletas, técnicos e dirigentes. As atividades encerram no dia 29 de outubro.

Porém, a presidente da Federação Universitária de Esportes de Roraima (Fuer), Elaine Morellato, explica que até o momento a entidade não recebeu o incentivo do Governo do Estado, o que impossibilita a ida dos atletas à competição nacional.

“Todos os anos enviamos um ofício com bastante antecedência para o Governo do Estado, solicitando a ajuda de passagens áreas, para que os atletas possam participar do evento. Neste ano, enviamos no mês de março e até o momento não obtivemos nenhuma resposta, seja positiva ou negativa”, disse. “Ficamos muito triste, pois Roraima vinha crescendo na competição e com esse desfalque perdemos um pouco da força. Mas a Fuer continuará trabalhando em prol do desenvolvimento do desporto universitário no Estado”, disse.

Os atletas aptos a participar do JUBs em Goiás foram classificados durante a etapa estadual dos Jogos Universitários, que ocorreu em Boa Vista de 15 a 29 de julho. Os atletas das provas individuais conquistaram o índice nacional estipulado de acordo com sua modalidade.

A competição é considerada a maior da América Latina a nível universitário e reunirá 4.500 participantes dos 26 Estados e do Distrito Federal, dentre delegações, árbitros, voluntários e Comitê Organizador.

Ao todo serão 20 modalidades esportivas, sendo 15 individuais e cinco coletivas: futsal, handebol, vôlei, basquete, judô, taekwondo, atletismo, tênis de mesa, xadrez, JUBs Acadêmico, badminton, vôlei de praia, basquete 3 x 3, natação, tênis e esportes eletrônicos, com os jogos Fifa 2017 e League of Legends. No paradesporto, serão contempladas as modalidades natação, tênis de mesa e atletismo. As praças esportivas estarão localizadas em Goiânia, Trindade e Aparecida de Goiânia, de modo a atender as necessidades da competição.

A Fuer conta com uma equipe com aproximadamente 20 voluntários de fisioterapia, que acompanha os atletas nos locais de competição para prestar possíveis atendimentos durante e após os jogos.