Esporte

GAS se inspira em elenco de 2010 para conquistar o primeiro título estadual

Em 2010, o GAS fez a melhor campanha de sua história do Campeonato Roraimense de Futebol profissional ao chegar à final do segundo turno diante do Baré, que ganhara o título. E é lembrando-se deste recente e inspirador passado que o Leão Dourado, que neste ano completará 50 anos de fundação, busca seu primeiro título roraimense. A caminhada para o lugar mais alto do pódio começa neste sábado, contra o mesmo adversário de cinco anos atrás. O jogo começa às 19h15, no estádio Ribeirão.
A equipe se inspira tanto naquele elenco vice-campeão, que contratou três jogadores que defenderam a camisa do GAS naquela final, como o zagueiro Léo, o meia Frocopy e o lateral-direito Zezinho, que desde lá não joga uma partida profissional.
Assim como os demais times, o GAS também enfrentou problemas de regularizar seus atletas no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Dos 31 inscritos no Estadual, apenas 16 constam no sistema. A não regularização do restante do elenco influenciará na escalação dos titulares, segundo o técnico “multifunção” Rogério Vieira, e o auxiliar Jackson Souza, que treinou a equipe em 2013 e 2014.
Se não conseguir regularizar a tempo o restante do elenco, inclusive o goleiro Romário – o único do time ainda não regularizado -, o treinador, que também está inscrito como jogador, entrará para defender o gol do GAS.
A prática já é comum no Leão Dourado. Em 2013, o arqueiro do time derrubou um oponente dentro da área e foi expulso. Na ocasião, Rogério Vieira tinha a função de técnico, foi para o gol e defendeu a cobrança.
“O elenco de 2015 é melhor que o de 2010, tem alguns reforços de mais qualidade, a equipe de 2010 fez história para a gente porque foi a equipe que chegou mais longe com o nosso trabalho. Acredito que esse ano podemos fazer mais bonito e ser campeão”, disse Vieira.
Para chegar longe como em 2010, o meia Reinaldo Lemos, destaque da base do GAS no Estadual Sub-20 em 2014, dá o recado: “O diferencial do nosso time é que ele tem união, fé. Vamos com tudo!”.
Essa força de vontade vem em meio às dificuldades financeiras do clube, que, sem lugar adequado para treinar, treina no campo de areia e no desgastado gramado de uma parte de uma praça da capital. O local sequer tem traves.
Patrick Souza, que pretendia se afastar do futebol neste ano, se sensibilizou com a situação do clube, e decidiu ser o auxiliar técnico. Em meio às dificuldades, ele insiste em um discurso confiante: “Com certeza, o GAS vai estar entre os quatro times na semifinal do segundo turno, porque o time vai ter uma cara, um sistema de jogo já pronto. Fisicamente, o time vai evoluir durante o campeonato, tanto tático como fisicamente”.
Confira a lista dos jogadores do GAS:
Goleiros: Rogério Vieira e Romário;
Zagueiros: Léo, Cássio, Talisson e Gabriel;
Laterais: Reinaldo “Bola”, Nicolas, Zezinho, Alex e Dackson;
Meias: Lucas Sudário, Nick, Michael, Reinaldo Lemos, Igor, Mateus, Luiz Batista, Negueba, Frocopy, Lucas “Japa” e Emerson;
Atacantes: Genival, Walter, Luiz, Luciano, Fábio, Danilo Pupo, Niverton, Breno e José.