A I Copa Koral de Jiu-Jitsu agitou o Centro de Cultura, Esporte e Lazer do Serviço Social da Indústria (Sesi), no final de semana, com mais de 320 atletas de 16 academias de Boa Vista e apresentou um elevado grau de disputa entre os melhores lutadores de Roraima nas categorias de Pré-Mirim a Máster, no feminino e masculino, nas faixas de branca a preta.
No final, a contagem geral apontou a equipe Gracie Barra como campeã, a Roraima Top Team ficou na segunda colocação, a Zenith, em terceiro, em quarto lugar a Extremo Norte em quinto a Gracie Humaitá.
Segundo o professor Pascoal Duarte, organizador do evento, participaram atletas das academias Gracie Barra, Gracie Humaitá, Extremo Norte, Tatame Clube/F Sales Team, Associação Trindade, Vavá Team, Roraima Top Team, Zenith, Checkmat, Nova União, Aníbal JJ, Força e União, Ari Paiva, Carioca Team Roraima e Equipe Macaco.
A luta mais esperada seria entre Sandro Pitbull x Kallil Rodrigues (Gracie Barra), o que acabou não acontecendo. “Mas isso não tirou o brilho do espetáculo e tivemos outras lutas bem acirradas entre os mais de 400 confrontos que aconteceram nos três tatames montados na arena de lutas”, resaltou Pascoal. “Mas o mais importante é que promovemos esse evento para comemorar a chegada do jiu-jitsu de Roraima ao grau Koral e a competição alcançou os seus objetivos e tivemos representantes de todas as academias do Estado e os atletas mostraram muita competitividade dentro do tatame e muita amizade e respeito fora dele”, frisou.
Os primeiros confrontos aconteceram no sábado e as crianças surpreenderam pela técnica e garra. “Os pais gritavam e incentivavam seus filhos e no final foi gratificante ver a alegria de pais e filhos com as medalhas que conquistaram”, disse.
No domingo a temperatura subiu com o confronto dos adultos com destaque para as lutas das academias que lideravam a contagem geral na busca pelo título.
Entre os destaques, alguns lutadores que além de vencer na categoria foram para o Absoluto tentar marcar mais pontos. Caso de Janairo do Carmo (Gracie Barra) que venceu duplamente. Primeiro em um duelo com Tácio Marcos (Extremo Norte) pela categoria e depois contra o Yago Derzi (Extremo Norte) pelo absoluto.
Em outro momento marcante, os faixas pretas Pedro Marden (Carioca Team) e Eduardo Carneiro (Zenith) fizeram uma luta não programada, pois são de categorias e peso diferentes, e acendeu o ginásio. A luta foi muito equilibrada e decidida em uma disputa de posição na guarda, causando até dificuldade para a decisão do árbitro que resolver marcar uma vantagem para Pedro Mardem.
A Copa Koral teve o apoio da Folha de Boa Vista, Farmavita, Motoraima Honda, Sesi, Lorinho Celular, Kimonos Truda, S.A.T.E.S e F.Sales.