Esporte

Independente e Constelação decidem o título

Constelação tem a vantagem do empate, enquanto que ao Independente só resta a vitória, para conquistar vaga na Taça Brasil de Futsal 2015

Chegou o dia do jogo mais aguardado da temporada de 2014 do futsal local. Independente e Constelação entram na quadra do ginásio Hélio Campos, nesta terça-feira, 16, às 20h30, pelo terceiro confronto da final do Campeonato Roraimense de Futsal.
Quem está mais próximo de levantar a taça e garantir a vaga roraimense na Taça Brasil de Futsal 2015 é o Constelação. Segundo colocado na primeira fase, o time das estrelas inverteu a vantagem do alviverde (um ponto extra para a final por ter feito a melhor campanha na primeira fase), logo na primeira final, ao goleá-lo por 8 a 1. No segundo jogo, as equipes empataram em 4 a 4.
Sendo assim, o Constelação tem quatro pontos, contra dois do Independente, e está a um empate do título, conforme prevê o regulamento, que diz que o time que alcançar cinco pontos na decisão, é o campeão. Ao time alviverde só resta a vitória.
Em sua terceira final consecutiva, após ficar com o vice diante do próprio Constelação, em 2012, e do Airton Casarão, em 2013, o Independente aposta todas as suas fichas para conquistar o inédito título Estadual na categoria Adulta.
Mas a equipe passa por dificuldades com relação à ausência de três importantes jogadores, como Keven Smith e Kayo, que cumprem suspensão depois de levarem o terceiro cartão amarelo, e Ygor, que fraturou o pé, no segundo jogo da decisão.
Mesmo assim, o atendente Reginaldo de Oliveira aposta numa postura altamente ofensiva em busca da vitória. “Vamos impor um ritmo de jogo forte, buscando a vitória a todo momento. É um jogo que é muito difícil falar quem é o favorito, mas nossa equipe tem condições de vencer. A gente vai em busca desse título, pois no Adulto, somos a única equipe (entre as principais) que ainda não foi campeã Estadual, e a conquista fará que nós fechemos o ano com chave de ouro”.
CONSTELAÇÃO – Apesar de ter a vantagem de jogar pelo empate, o Constelação vai buscar a vitória. É o que diz o técnico Olano Matos, que aposta no esquema de forte marcação para o time Azulão. “Vamos jogar marcando muito forte, apostando na qualidade da nossa equipe”, declarou.
“Nós sabemos da qualidade deles (Independente), mas confiamos muito no nosso trabalho, pelo nível que a nossa equipe chegou, haja vista que perdemos os dois primeiros jogos do campeonato, mas conseguimos a reabilitação, evoluímos durante o campeonato, chegamos muito fortes na final, e esperamos uma vitória”, disse o treinador.
Com nove títulos estaduais em sua conta, o time das estrelas terá duas ausências em quadra nesta terça. Os jogadores Rafael e Dimas cumprem suspensão por levarem o terceiro cartão amarelo.
PARA LEMBRAR –Títulos. O Constelação é o maior campeão Estadual. De 12 finais, o time das estrelas venceu nove, sendo eneacampeão, de forma consecutiva (2004-2012). Já o Independente, que busca seu título inédito, foi vice-campeão em 2012 e 2013.
Retrospecto. Nos últimos 11 confrontos entre as equipes, foram cinco vitórias do Independente, duas do Constelação, e quatro empates.
Reedição. As equipes fazem a reedição da Taça Boa Vista deste ano, em que o Independente foi bicampeão.
Superação. O Constelação perdeu os dois primeiros jogos deste Estadual (4 a 1 para o Independente, na estreia, e 4 a 3 para o Vivaz), enquanto o Independente era o único invicto. No reencontro entre as equipes no segundo turno, o time das estrelas deu o troco, venceu por 2 a 0, quebrou a invencibilidade do rival, marcando assim sua trajetória de superação nesta competição, até chegar à final desta terça.
FICHA TÉCNICA
INDEPENDENTE X CONSTELAÇÃO/ESTÁCIO ATUAL
INDEPENDENTE – Maicon; Janderson, Rafael Barros, Robertinho e Victor Romário. Além de Fábio, Kayo, Marcelinho, Renato, Romário, Wellison e Ygor. Atendente: Reginaldo Oliveira.
CONSTELAÇÃO/ESTÁCIO ATUAL – Romarinho; Adamilton, Mário, Ricardinho e Vagner. Além de Douglas, Everaldo, Hudson, Kaio Lennon, Lucas Martins, Rubinho e Samuel. Técnico: Olano Matos.
ARBITRAGEM – Manoel Messias Oliveira Filho e Alex Sandro Quadros Thomé.
MESÁRIOS – Fabíola Santiago Braga (anotadora) e Carlos Antônio Pereira da Silva (cronometrista).
HORÁRIO – 20h30.
LOCAL – Ginásio Hélio Campos.