Estão abertas as inscrições para o Festival Paralímpico 2023. Durante o Festival, crianças e jovens de 7 a 25 anos, com e sem deficiência, terão contato com quatro modalidades do paradesporto: Atletismo, Voleibol Sentado, Parabadminton e Bocha Paralímpica.
Atividades serão ofertadas gratuitamente e a expectativa é atender cerca de 150 participantes. A proposta é divulgar de forma lúdica e recreativa os benefícios do esporte para a saúde física e mental.
“O esporte é uma importante ferramenta para o desenvolvimento das pessoas com deficiência, além de favorecer a inclusão, promove benefícios motores e psicológicos”, destaca Vinícius Denardin, coordenador do Centro de Referência Paralímpico de Roraima (CRP-RR) e professor do curso de Educação Física da UERR.
O evento ocorrerá no dia 20 de maio das 8h às 12h na Vila Olímpica Roberto Marinho, em Boa Vista. Para participar é necessário preencher o formulário eletrônico disponível no link. O candidato deve selecionar C.R. RORAIMA-RORAIMA no campo “núcleo”.
A UERR coordena as atividades do CRP-RR, responsável pela realização do Festival Paralímpico em Roraima há cinco edições. Quatro professores do curso de Educação Física da UERR e 40 acadêmicos e docentes voluntários fazem parte da iniciativa. O evento tem o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e da Prefeitura de Boa Vista. O Festival vai ocorrer simultaneamente em 120 cidades brasileiras.
Denardin frisa que será fornecido gratuitamente a cada participante receberá um lanche e uma camiseta do evento. “O Festival Paralímpico é uma oportunidade para crianças e jovens com deficiência experimentarem as modalidades paralímpicas, conhecerem suas potencialidades e quem sabe ingressar em uma modalidade futuramente. Pode ser a porta de entrada no esporte paralímpico”, destaca.
Mais informações pelo número de WhatsApp (95) 98120-2329 ou na página do Centro de Referência Paralímpico de Roraima no Instagram: @centroparalimpicorr.