Joan Peñaloza, de 17 anos, da Escola SESI, fez história ao conquistar a medalha de ouro na prova de águas abertas nos Jogos da Juventude 2024, que está acontecendo em João Pessoa (PB).
A modalidade Águas abertas está sendo disputada apenas pela segunda vez nos jogos, com a primeira sendo em 2023. Na primeira oportunidade, Penãloza trouxe a medalha de bronze para Roraima, mas, neste ano, alcançou o topo do pódio e conquistou a medalha de ouro nos 5km.
Joan superou competidores do Maranhão e do Rio de Janeiro para conseguir chegar ao topo do pódio, mostrando mais uma vez o poder e o talento dos atletas roraimenses a nível nacional. Ele já havia mostrado sua habilidade ficando entre os oito melhores nas provas de 400m e 800m nado livre.
O seu treinador, Silvio José, contou está feliz demais com a conquista e que isso significa demais para o estado de Roraima. “No ano passado em Ribeirão Preto foi a primeira vez, e ele conquistou a medalha de bronze. E agora, no segundo ano, veio a medalha de ouro. Podemos considerar 100% de aproveitamento”, disse. “E o meu sentimento é de muita felicidade, de poder ter recebido um atleta na minha equipe, no final de 2017, que mal sabia nadar e conseguir fazer ele chegar entre os melhores do país e do mundo.”
Silvio também conta que esta era a última chance do Joan de conquistar a medalha de ouro, devido a sua idade, por conta que os jogos da juventude só permitem atletas de 15 até 17 anos, o que torna a conquista ainda mais emblemática e especial para o atleta e toda sua equipe.
Joan Peñaloza foi convocado para disputar a Copa Pacífico de Águas Abertas pela Seleção Brasileira.