O tênis brasileiro hoje foi motivo de orgulho. João Fonseca, de 18 anos, protagonizou um feito histórico em sua grande estreia de um Grand Slam. Nesta terça-feira (14), o jovem derrotou o russo Andrey Rublev, atual número 9 do mundo, por 3 sets a 0, com parciais de 7/6 (7-1), 6/3 e 7/6 (7-5), garantindo sua vaga na segunda rodada do Australian Open.
A partida, que durou 2h23min, mostou a maturidade de Fonsenca dentro de quadra. Ele demonstrou muito controle emocional e talento digno de um veterano no esporte. No primeiro set, ambos os jogadores confirmaram seus serviços. Porém, no tie-brake, o brasileiro foi impecável e venceu por 7 a 1.
No segundo set, Fonseca quebrou o saque de Rublev logo no início e manteve o domínio até fechar por 6/3. Já na última parcial, o equilíbrio predominou. Rublev conseguiu uma quebra cedo, mas Fonseca devolveu no game seguinte. O tie-break novamente foi decisivo, e, com saques potentes e jogadas estratégicas, o brasileiro frustrou o russo, que chegou a jogar a raquete no chão em um momento de irritação.
Ao fechar o tie-break por 7/5, João Fonseca garantiu sua classificação histórica e deixou claro que tem muito mais a mostrar no torneio.
Com o triunfo em Melbourne, Fonseca alcançou provisoriamente o top 100 do ranking mundial, ocupando a 98ª posição em uma atualização preliminar. Antes do torneio, ele era o número 112 do mundo, após vencer o Next Gen ATP Finals e o Challenger de Camberra.
A vitória contra Rublev foi a 14ª consecutiva do brasileiro, que precisou passar pelo qualifying do Australian Open para chegar à chave principal. Agora, ele enfrentará o italiano Lorenzo Sonego, 55º do ranking, que eliminou Stan Wawrinka por 3 sets a 1.
“Apenas curti jogar. Quero muito agradecer a essa torcida incrível. Há muitos brasileiros aqui vibrando por mim. Estava focado no meu jogo, tentando tirar a pressão diante de um top 10”, disse o jovem após a vitória.