O lateral-direito João Paulo Barbosa de Moraes, de 16 anos, está em fase de preparação para jogar no Osvaldo Cruz, cuja sede fica no munícipio que dá nome ao clube, localizado a 550 quilômetros da capital de São Paulo. O jogador ainda vai para assinar contrato com o clube, para o disputado Campeonato Paulista Sub-17.
Mesmo estando certa a possibilidade de defender o time paulista, o jogador fará testes para ingressar nas categorias de base de um clube do Rio de Janeiro, como Flamengo, Vasco e Bangu. A ida ao Sudeste será em março, mas, para acertar com um desses times, o jogador ainda depende de transferência federativa.
Isso porque o lateral jogou na base do Estrada Real (MG) de julho de 2014 a outubro de 2015. Com dificuldades financeiras, o time mineiro paralisou as atividades, para se reorganizar, e o roraimense voltou a Boa Vista. A partir de então, retomou os treinos na escolinha do Cruzeiro, onde já atuava desde 2011 antes de morar fora, agoracom o objetivo dejogar no Sudeste.
O treinador da escolinha do Cruzeiro, Ronaldo Mendes, responsável pela indicação do jogador, afirma que João Paulo possui “disciplina tática, técnica e física”, o que foi essencial para a decisão de indicá-lo.
“O João Paulo começou muito atrasado comigo aqui no Cruzeiro (em termos de idade, o jogador tinha 12 anos, em 2011). Mas em compensação, ele rapidamente conseguiu chegar ao nível dos meninos que estavam aqui, pelo desempenho e desenvolvimento rápido, e a gente mandou ele para Minas Gerais, aprendeu muito e agora está procurando outros horizontes”, disse Mendes.
Há um mês em preparação, João Paulo pretende intensificar ainda mais seu ritmo de treino. “Pretendo ficar mais um mês para ganhar resistência, para eu chegar lá com físico bom para poder ter mais chance de jogar o Campeonato Paulista Sub-17”, declarou o lateral-direito.