Com as competições suspensas por todo o planeta devido a pandemia do Coronavírus, atletas foram liberados das atividades pelos seus clubes. Com o roraimense Pedro Gustavo Prochnow não foi diferente. O zagueiro de 18 anos, do FC Alverca, de Portugal, deixou a Europa e passa a quarentena em Boa Vista-RR junto aos amigos e familiares.
O defensor chegou em Roraima no dia 19, e de casa tem feito atividades físicas para manter a forma. Segundo ele, até o momento o clube não deu uma data precisa para retorno. FC Alverca é um clube desportivo português sediado em Alverca do Ribatejo, nos subúrbios de Lisboa.
No começo de 2020, Pedro Gustavo assinou contrato por 1 ano e meio. Neste meio tempo, disputou o Campeonato Português Sub-19. O Alverca ficou entre os oito melhores (o que denominam de Fase dos Campeões) no qual estavam em disputa até a suspensão da competição causada pela Covid-19.
“No começo foi bem tenso. Do nada parou tudo, não se via ninguém nas ruas, o clima ficou bem pesado pra lá no começo”, lembrou Gustavo por meio de entrevista via aplicativo.
O zagueiro relatou o lado bom e o lado ruim que essa pausa causa com as suspensões das competições.
“Essa paralisação ajuda no ponto familiar, a pessoa esfria a cabeça, saudade da família que tá longe, é bom pra isso. E é ruim por conta que, querendo ou não, é um ano perdido. É um ano que você está lá, fazendo o que você gosta, que é sua profissão, que é jogar futebol e foi tudo perdido. Ainda mais lá na Europa, em Portugal, onde eu estava que os campeonatos acabaram, tudo acabou. Não foi paralisado e depois vai voltar, parou tudo”, lembrou.
Ele lamentou a situação e completou lembrando como foi a chegada do Covid-19 no velho continente e o cancelamento das competições.
“Tudo que eu e minha equipe tínhamos feito, ficamos entre os oito melhores de Portugal, foi tudo por água baixo. No começo foi paralisado, mas depois viram que era grave mesmo, começou afetar a Europa mais forte e foi tudo cancelado”, declarou.
Por ter chegado da Europa, jogador permanece em quarentena de até 15 dias, já que esteve no continente com auto número de infectados pelo Coronavírus.
CARREIRA – Pedro Gustavo Prochnow começou sua caminhada no futebol pela Escolinha do Cruzeiro-RR até seus 14 anos. Daí pra frente fez testes no Grêmio e Atlhetico Paranaense, mas deu certo mesmo no Marília-SP. Com boa atuação em competições paulistas, o roraimense chamou atenção do Corinthians. Em 2019, o zagueiro assinou com o Timão em por três temporadas, o sucesso foi tanto que o jogador foi contratado pelo FC Alverca no dia 28 de janeiro de 2020.