O judoca Aristides Lucena foi convocado para compor a seleção brasileira de judô. O feito tornou o judoca como o primeiro roraimense a integrar a seleção brasileira sub-18, da Confederação Brasileira de Judô (CBJ). Segundo informou a assessoria do atleta, a conquista inédita veio após o vice-campeonato na Seletiva Nacional de Base 2017 organizada pela CBJ, realizada no Centro Panamericano de Judô, em Lauro de Freitas, interior da Bahia. Aristides competiu com 53 atletas de todo o país.
O atleta da Associação Ases do Norte, filiada à Federação de Judô de Roraima (Fejurr) competiu na categoria ligeiro (até 55 kg) e as conquistas do Campeonato Brasileiro de Judô, em maio, e do Panamericano e Sulamericano de Judô, em julho, na Argentina, já davam como certa a conquista na seletiva, mas Aristides teve que mostrar talento, técnica e garra nas dez lutas que fez na seletiva desta quinta-feira e acabou na segunda colocação pelos critérios de desempate ao somar 110 pontos, mesma pontuação do campeão Matheus Takaki, do Distrito federal.
O técnico do atleta, Sérgio Borba, destacou a sensação de satisfação e felicidade em poder ver a consolidação de um trabalho que vem sendo realizado nos últimos anos.
“É uma conquista que veio depois de muito trabalho, persistência, determinação, competência e desenvolvimento técnico do atleta”, frisou.
Sérgio sabe que ainda há muito a ser feito e que esse é só o início de muito trabalho. “Não é sensação de dever cumprido, pois o caminho ainda é longo e o objetivo final está longe. Mas é muito bom saber que estamos cada vez mais próximos e que mais e mais atletas se espelham nesses exemplos”, disse.
A conquista credencia Aristides a disputar o Meeting da Base, que acontece de 18 a 21 de janeiro de 2017 em São Paulo. O desempenho dele nessa competição definirá se ele representará o Brasil em competições do circuito europeu no ano que vem.