Esporte

Judoca roraimense é bronze nos EUA

O roraimense Danillo Rodrigues conquistou a medalha no Aberto dos Estados Unidos. O feito é inédito para o judô de Roraima

O judoca roraimense Danillo Rodrigues, faixa verde, de 12 anos, conquistou uma medalha inédita para o judô roraimense, no último sábado. Ele obteve o bronze na categoria Intermediária 2 (até 38 quilos), no Aberto dos Estados Unidos, na Flórida (EUA), um resultado com gosto de vitória. O evento reuniu atletas de 18 Países.

Na disputa pelo bronze, em um combate com o também brasileiro Pedro Nóbrega, o único representante do Estado na competição levou a melhor nos detalhes, ao obter dois wazaris (ao jogar o oponente de costas no chão, de forma incompleta), o que equivale a um ippon (golpe completo).

Danillo festejou bastante a vitória. “Foram anos de aprendizado no judô. E dois meses de treinos focados somente nessa competição. Mesmo não tendo chegado à final, o resultado foi muito mais do que poderia imaginar. É um orgulho muito grande representar o meu País e Roraima. Essa medalha é um pouquinho de cada um que acreditou em mim”, declarou o judoca, que também fez seus agradecimentos.

“Tenho que agradecer à minha família, que me apoiou e correu atrás de patrocínios para que eu pudesse estar aqui (nos Estados Unidos). Queria agradecer especialmente ao meu sensei, Paulo (Cezar Ferreira), que sempre acreditou em mim e esteve comigo me orientando durante toda a competição. Essa medalha também é dele”, declarou.

Questionado se tinha noção da conquista, ele afirmou que a ficha não tinha caído. “Talvez quando voltar para o Brasil”, respondeu.

O presidente da Federação de Judô do Estado de Roraima (Fejurr), Paulo Cezar Ferreira, técnico do atleta, acompanhou ele nos Estados Unidos. Emocionado, o carioca, radicado em Roraima, desabafou.

“Foi muito difícil chegar até aqui. Muitas pedras de tropeço, mas fomos agraciados. Toda a honra, toda a glória e o poder ao Deus de amor e criador. Não pude conter as lágrimas. Elas são de alegria e gratidão por acreditarem no meu trabalho ainda. Essa é a melhor resposta que podemos dar: que o judô oficial de Roraima pode, sim, chegar longe. O Danillo já é um vencedor, independente de medalhas ou títulos, pois ele absorveu o verdadeiro sentido do judô: ser uma pessoa do bem”.

Até chegar ao combate pelo bronze da categoria até 38 quilos, que reuniu 12 competidores, Danillo Rodrigues participou de três combates. No primeiro, venceu por ippon o estadunidense Leyiva. No segundo, o faixa verde derrotou o surinamês Chesron Patrick, também por ippon.

Na semifinal contra o estadunidense Rocco Vargas, em uma luta que ninguém pontuou, o atleta acabou advertido, o que desempatou o combate e deixou o roraimense fora da final.

O próximo compromisso do judoca será o Campeonato Brasileiro Sub-13, que será em setembro, em Lauro de Freitas (BA). O atleta está classificado para o torneio por ser campeão roraimense.