“Filho de peixe, peixinho é” diz o velho ditado, o novo casca-grossa se trata de Kleber Ferreira Mota Neto, de apenas 7 anos de idade e filho do lutador de jiu-jítsu e MMA roraimense Kleyber Mota (representante de Roraima no Jungle Fight), além de pai é o treinador, eles carregam as cores da própria equipe Centro de Treinamento Kleyber Mota, de Boa Vista.
A cria está Invicta há um ano, o garoto é um dos representantes macuxis no Sul-Americano Kids 2022, que ocorre nos dias 20 e 21 de agosto, na Arena Cel Wenceslau Malta, no Parque Olímpico da Vila Militar Deodoro, no Rio de Janeiro.
“Ele está muito empenhado, ele é só uma criança, mas tem um foco enorme. Tenho certeza que o macuxi irá chegar lá e irá trazer um bom resultado para o nosso Estado”, disse Kleyber.
A competição é de organização da International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF) e tem oito inscritos na categoria de Kleber Neto, a cinza mirim 2 – pena. O certame reunirá os melhores atletas kids do país.
Ajuda
O pai lançou uma campanha para pedir ajuda financeira para custear as despesas com hotelaria e alimentação no decorrer da viagem. As passagens foram pagas pelo Governo do Estado de Roraima.
“Temos esperança em voltar do Rio de Janeiro com medalhas. Sabemos que isso é possível e contamos com ajuda de todos amantes das artes marciais em Roraima”, disse o pai Kleyber Mota.
Rotina do moleque
Nascido em Boa Vista, o garoto Kleber Neto vive rotina árdua para sonhar na arte suave. Ele concilia os treinamentos com o 2° ano do ensino fundamental, na escola Municipal Carmem Eugênia, no Asa Branca. São três treinos diários de segunda a sábado: com intensidade física, técnico do jiu-jitsu e trabalho psicológico.
“Quando eu crescer quero ser um grande lutador, quero lutar fora de Boa Vista e em eventos grandes. Meu sonho é ser conhecido também fora do Brasil”, disse o pequeno Kleber Neto.
Títulos
Kleber Neto foi considerado melhor atleta de jiu-jítsu na sua categoria, em 2021. Foi campeão roraimense 2022, campeão amazonense 2022, campeão da Copa Caburaí 2022, campeão da Copa Oswaldo Alves 2022 e campeão da Copa Boa Vista 2022.
Por João Paulo Oliveira