Quem acompanha o esporte roraimense sabe que o São Raimundo se prepara para a disputa da Copa do Brasil. A partida está marcada para o dia 13 de fevereiro contra o América-MG, o local ainda não foi definido. Em meio ao elenco, que além desta competição terá outras pela frente, chama a atenção dois laterais do elenco: Luã e André Arruda, direito e esquerdo, respectivamente.
Os dois jogadores tem 20 de idade e na temporada 2018 atuaram nas disputas Sub-20 e no time principal alviazulino. Neste ano, após ‘estourar’ no Sub-20, atuarão junto ao São Raimundo nas competições estaduais e nacionais. Em conversa com Folha de Boa Vista, os atletas relataram um pouco de suas carreiras e alguns fatos vividos na famosa resenha.
O lateral esquerdo André Arruda começou relatando seu crescimento profissional, já que atuou com o Sub-20 e com o time principal:
“Desde a primeira vez no profissional em 2017, tive muito aprendizado. Pude aprender com jogadores mais experientes, além das competições nacionais que participei que foram muito importante para minha experiência profissional. O ano de 2018 foi o que mais atuei, joguei todos os jogos, só não o primeiro da Copa Verde. Acredito estar ainda mais preparado para este ano de 2019, almejo alcançar novos ares”, declarou.
Quem também viu por esse lado foi seu colega Luã, que atua do lado direito “Como nós tínhamos a idade permitida, podíamos jogar tanto no Sub-20 quanto no profissional. Durante esse tempo vi muita diferença, sempre tirava proveito de cada um jogador mais experiente. Uma avaliação que posso fazer é que a cada ano eu me sinto melhor, sinto que estou evoluindo e isso é fruto de um trabalho muito árduo do São Raimundo”, completou Luã sobre o assunto.
Último título dos dois juntos foi o Campeonato Roraimense Sub-20 (Foto: Divulgação)
Perguntados sobre qual jogo foi o mais marcante responderam. “Eu particularmente tenho um, pelo sub 20 foi o jogo contra o Vasco na Copa São Paulo que tive a felicidade de marcar um gol. No profissional foi a final [Estadual] de 2016 que consequentemente fomos campeões”, contou Luã.
“Acho que um dos mais marcantes para mim foi o da Copa do Brasil do ano passado quando pude jogar como titular durante um jogo tão importante como foi aquele. Apesar do resultado negativo tive uma boa atuação e uma experiência ótima para as competições seguintes”, relembrou André.
Por atuar juntos no elenco Sub-20 e profissional, os dois rasgaram elogios um pro outro e falaram da amizade entre os mesmos: “Muitas resenhas e histórias [riso]. Hoje para mim o Luã, além de um companheiro de equipe, é um amigo em particular mesmo. A gente se conheceu no São Raimundo, acho que em 2015, de lá pra cá a parceria dentro e fora de campo tem sido muito boa”, revelou André.
“Sim, sim! Somos muito amigos, logo a parceria, o entrosamento acaba ajudando dentro de campo. Ele é craque, joga muita bola, e é um irmão pra mim!”, completou Luã. Ele revelou também sua expectativa para temporada 2019 junto ao São Raimundo: “São as melhores possíveis, estamos trabalhando e nos preparando o máximo possível para irmos bem em todas, nosso plantel está muito bom e forte”, disse.
“Para 2019 não somente eu, mas toda a equipe está se preparando muito bem, treinando todos os dias, estamos com uma expectativa muito boa para todas as competições desse ano, nosso primeiro objetivo é a Copa do Brasil e acreditamos que iremos passar de fase. Espero poder da meu melhor em cada partida e conquistar muitas vitórias para 2019 com a camisa do Mundão”, encerrou André.
Os dois laterais tiveram juntos conquistas importantes, o mais recente foi o Campeonato Roraimense na categoria Sub-20 no fim de 2018. Com o título, Luã e André foi um dos nomes que deram o título ao Mundão e consequentemente a vaga na Copa São Paulo de futebol Júnior.
HISTÓRICOS DOS ATLETAS – Luã iniciou a carreira no Extremo Norte com oito anos de idade, teve passagem aos 14 pelo Atlético de Mogi-SP, Portuguesa Santista-SP, Baré-RR e atualmente defende as cores do São Raimundo-RR. André Arruda começou no time de base do Constelação com 12 anos, passou pela Escolinha do Cruzeiro. Fora do Estado atuou no Estrada Real Esporte Clube. Disputou o Campeonato Paulista com o Oswaldo Cruz-SP e depois de lá tem sido fundamental no elenco do Mundão.