Esporte

Leandro faz dois, e Progresso vence na estreia

Em sua estreia em competições, o atacante Leandro da Silva é o protagonista da vitória do Progresso sobre o Baré, por 2 a 1, no estádio Ribeirão

A tarde do último sábado não foi um dia qualquer para o atacante de 1,50 metro, Leandro da Silva, de 17 anos. Em sua estreia em competições, o garoto foi o protagonista da vitória do Progresso de Mucajaí por 2 a 1 sobre o Baré, fazendo os dois gols da equipe, na partida que abriu o Campeonato Roraimense de Futebol Amador Sub-20, no estádio Ribeirão. Graças à sua boa atuação, o Progresso inicia a competição de base somando os três primeiros pontos, na liderança do grupo A.
Tímido, Leandro comentou sobre os seus dois gols na partida. “É uma sensação boa, porque é (sic) a primeira vez que eu jogo aqui no Ribeirão, e fazer logo dois gols é bom”, disse.
No jogo de fundo da primeira rodada, às 18h20, no mesmo local, deu empate entre São Raimundo e Real de São Luís. A próxima rodada está marcada para esta terça-feira, 30, no Ribeirão. Às 18h30, se enfrentam GAS e Rio Negro, pelo grupo B. Em seguida, às 20h20, é a vez do duelo entre Náutico e Atlético-RR, pelo A.
Antes da partida, jogadores de Baré e Progresso se posicionaram para cantar o hino nacional brasileiro, seguindo a determinação da CBF.
O JOGO – Em um jogo marcado por muitas faltas, cartões amarelos e um vermelho, o Progresso mostrou um futebol melhor que o do Baré, prendendo a posse de bola logo no início. Em apenas quatro minutos, a equipe de Mucajaí mandou o primeiro perigo à meta. Após disputa pela bola na esquerda, ela sobra para Robson Costa. O atacante domina e bate fraco para o gol.
Em várias oportunidades no jogo, a maca foi acionada. Na primeira, aos 6 minutos, foi para atender Denilson Gomes, após um lance bizarro. O zagueiro do Progresso chutou o defensor do Baré, e acabou se machucando. Mas ele se recuperou e voltou a campo.
O Baré consegue sua primeira finalização aos 13 minutos. Robert se posiciona para cobrar falta longe da grande área, e ao invés de lançar, chuta direto e quase surpreende o goleiro Raimundo Nonato, que toca de leve por cima.
Três minutos depois, o Progresso puxa o primeiro contra-ataque. Wyglifi arranca pela esquerda e cruza na área. A bola sobra para Leandro da Silva, que caindo de lado, chuta para fazer o primeiro gol da competição.
Mesmo com a tranquilidade do primeiro gol, o Progresso continua tomando a iniciativa de ir ao ataque, e o autor do gol participa das jogadas na linha de frente. Aos 34, ele toca para Robson Costa, que domina na entrada da área e chuta por cima do gol. A defesa do Baré se mostra inferior no minuto seguinte, quando Robson Costa cobrou a falta pela direita, e Wyglifi quase chega na bola, que passou por todos os defensores da equipe, no último lance de perigo da etapa inicial.
Os 10 primeiros minutos do segundo tempo são marcados pelo equilíbrio da posse de bola. Mas o Progresso logo retomou o domínio da partida, porém, desperdiçou várias oportunidades. No primeiro contra-ataque, aos 13, Wyglifi dribla o zagueiro Shayder, e fica na cara do gol. Mas o meia desperdiça mandando por cima da meta.
O Baré tem uma grande chance de diminuir o placar, quando Yank é derrubado na entrada da área por Rubenor, que leva cartão amarelo. Na cobrança, Shayder manda por cima da trave. Em seguida, o Baré fica com um a menos. Alan entra por trás de um jogador do Progresso, levou o segundo amarelo e foi expulso do jogo.
Melhor para o Progresso, que segue contra-atacando, até aumentar a vantagem aos 38. Rafael Gomes lança para Leandro da Silva, que se livra da marcação, entra na área, e toca para o fundo das redes. O gol faz o Baré acordar e, dois minutos depois, diminui, com Isley, que converteu o pênalti.
FICHA TÉCNICA
BARÉ 1 X 2 PROGRESSO
BARÉ – Ricardo; Careca, Robert (Abimael), Shayder e Wilans; Fredson (Álisson), Isley, Bento e Del; Alan e Nalbert (Yank). Técnico: Cláudio Marcos.
PROGRESSO – Raimundo Nonato; Anderson Lima, Pablo Rafael, Denilson Gomes e Maurício Vasconcelos; Rubenor, Antônio Barros, Rafael Gomes e Wyglifi; Robson Costa e Leandro da Silva. Técnico: Carlos César.
GOLS – Leandro da Silva, aos 16 minutos do primeiro tempo, e aos 38 do segundo tempo. Isley, aos 40 do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS – Robert, Alan, Yank (Baré), Rafael Gomes, Rubenor e Maurício Vasconcelos (Progresso).
CARTÃO VERMELHO – Alan (Baré).
ÁRBITRO – Yungo Paiva.
LOCAL – Estádio Ribeirão.