Esporte

Maior campeão roraimense como técnico elege seleções favoritas para a Copa

No ranking da Fifa, os times nacionais ocupam, respectivamente, os primeiro, segundo, terceiro e quinto lugares

A Copa do Mundo no Catar começa nesse domingo (20). Em Roraima, o maior campeão estadual com dez títulos como técnico, Chiquinho Viana, do São Raimundo, acredita que quatro seleções são favoritas a ganhar o Mundial: o Brasil de Neymar, a Bélgica de Lukaku, a Argentina de Messi e a Inglaterra de Harry Kane.

No ranking da Fifa, os times nacionais ocupam, respectivamente, os primeiro, segundo, terceiro e quinto lugares. “São as equipes que vão disparar. A Bélgica é uma equipe muito histórica, forte. O Brasil também. Inglaterra tem alguns jovens bons e a Argentina com jogadores atuando em função do Messi. Isso é fundamental. Brasil é favorito porque nós temos hoje a qualidade individual de Tite”, avaliou.

O que representa o hexa?


O técnico Tite, da seleção brasileira (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Para Viana, o Brasil voltar a ser campeão mundial após 20 anos significaria uma conquista muito importante para os técnicos brasileiros, que vem perdendo o protagonismo para os profissionais portugueses a nível nacional e internacional.

“Mas o brasileiro voltou a estudar, está na sala de aula. Foram criadas muitas táticas, uma é a tática de guerra, que criaram para barrar não o futebol alemão, o inglês, mas o brasileiro. Eles vieram, pesquisaram, toda a situação de linhas de 4, 5, 6, para barrar o futebol brasileiro”, destacou.

“O Tite está tentando buscar soluções para isso, pra sair desses ferrolhos e seria um salto fundamental para que o futebol brasileiro e os técnicos brasileiros sejam reconhecidos”, complementou.

Neymar protagonista


Neymar durante duelo contra o Peru pela segunda rodada da Copa América de 2021 (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Embora reconheça que o técnico Tite trabalhe uma visão coletiva no elenco, Chiquinho Viana acredita que o atacante Neymar vai se sobressair sobre os demais colegas. “Trinta por cento da nossa seleção vai depender disso: do foco dele. Se ele tiver focado no coletivo, não nas situações individuais, de recorde, nós temos grande chance [de sermos campeões] e o protagonismo será do Neymar”, declarou.

“Mas tem outros líderes como qualquer um dos goleiros. Me assustou ver o protagonismo negativo do Daniel Alves nos treinamentos, batendo nos outros”, lamentou.

“O Tite pensa uma defesa alta. Os laterais têm um biotipo mais alto, para compensar a situação de Marquinhos, de Thiago Silva, de Militão. Ele vai buscar um protagonismo coletivo, mas se sobressai o Neymar nessa situação. Temos jogadores como Vinicius Junior que, se conseguir fazer 80% do que faz na sua equipe [Real Madrid], vai brilhar. Temos Paquetá, Casemiro. É muito forte o coletivo do Brasil”, avaliou.

O Brasil estreia na Copa diante da Sérvia na próxima quinta-feira (24), às 15h, pelo grupo G, que ainda tem Suíça e Camarões.