Esporte

Mais de 120 pilotos vão disputar a Copa Norte Nordeste de Ciclismo

Estão confirmados 124 atletas de 12 estados das duas regiões. Da região Norte: Roraima, Amazonas, Pará, Rondônia e Acre. Do Nordeste: Maranhão, Alagoas, Paraíba, Piauí, Sergipe, Ceará e Rio Grande do Norte

Os melhores pilotos do ciclismo das regiões Norte e Nordeste estarão em Boa Vista, de 18 a 20 deste mês, disputando as primeiras colocações na 39º Copa Norte Nordeste de Ciclismo. A informação foi repassada na manhã de ontem pelo presidente da Federação Ciclística de Roraima (FCR), Aquiles Prado. A prova é uma realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

A FCR informou que pelo menos 124 atletas de 12 estados das duas regiões já confirmaram presença na competição. Da região Norte, Roraima, Amazonas e Pará terão as maiores delegações de atletas com 23 cada.

Depois aparecem Rondônia com 12 e o Acre com cinco atletas. O Nordeste terá representantes de seis dos noves estados, sendo do Maranhão a maior delegação, com 18 atletas. Depois aparecem Alagoas e Paraíba com seis atletas cada, Piauí com quatro atletas, Sergipe com dois e Ceará e Rio Grande do Norte com um cada.  

Pela programação divulgada, serão três dias de competições, sendo no primeiro dia, 18, a Corrida Contra Relógio. No dia 19 a Prova de  Resistência e no dia 20 os atletas fazem Prova de Circuito. Os horários, locais de concentração, largada e percurso serão divulgados na próxima semana.

De acordo com o regulamento do certame, a competição será disputada nas categorias S23, S30, Elite, com no máximo cinco atletas por estado. Já nas categorias Júnior e Juvenil com no máximo três atletas. Na Máster 30/34 anos, dois por estado. Máster 35/39 apenas um atleta por Estado. Máster 40/44 dois atletas. Máster 45/49 apenas um.  Máster 50/54 dois atletas. Máster 55/59 apenas um. Veteranos apenas um e Feminino apenas três atletas por estado.

Aquiles explicou que a Copa Norte/Nordeste é um evento oficial e está incluído no calendário anual da Confederação Brasileira de Ciclismo e é destinada apenas para ciclistas das regiões Norte e Nordeste, devidamente registrados nas suas respectivas federações estaduais.

“Portanto, é vetada a participação de ciclistas estrangeiros na Copa Norte-Nordeste”, frisou.

PREMIAÇÃO – Aquiles informou que a premiação será de acordo com as regras oficiais da Confederação Brasileira de Ciclismo, que serão ofertados aos três primeiros colocados de cada prova, com medalhas, diplomas de participação e pontuação para o ranking de acordo com a categoria.

No final será considerada campeã da XXXIX Copa Norte/Nordeste, o estado que obtiver maior número de pontos na classificação geral.