ANIVERSÁRIO DE BOA VISTA

Mais de 15 mil corredores participaram da 9 de julho este ano

Outras atrações musicais e a esquadrilha da fumaça também divertiram a população durante o evento

Corrida Internacional 9 de Julho (Foto: Jonathas Oliveira/Semuc)
Corrida Internacional 9 de Julho (Foto: Jonathas Oliveira/Semuc)

A tradicional Corrida Internacional 9 de Julho chegou à sua 21ª edição. Em comemoração aos 133 anos de Boa Vista, mais de 15 mil pessoas participaram do evento neste domingo (9), de acordo com a prefeitura.

Os dados repassados pela Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista (Fetec) apontam que essa edição superou o público esperado para 2023.

A largada ocorreu no portal do milênio, na praça das águas (Foto: Divulgação/SEMUC)

A largada foi realizada ao lado do Portal do Milênio, na avenida Ene Garcez. As premiações variaram de R$ 1 mil a R$ 8,5 mil, dependendo da categoria e classificação, além de troféu e medalhas de participação.

A partir das 16h40, teve a largada para a categoria Cadeirantes, com percurso de cinco e dez quilômetros. Já às 17h, foi a Elite/Atleta Geral, com 10 quilômetros; e às 17h30, na categoria Geral e Servidor Municipal, com percurso de cinco quilômetros.

Comemorando juntos

A servidora pública Renata Trajano, 35, faz aniversário junto com Boa Vista e comemora desde 2015 com o grupo de corrida Jabuti do Lavrado, na 9 de Julho. Ela afirma ser uma atleta assídua no evento.

Renata e equipe (Foto: Leo Costa/Semuc)

Mesmo com um um incidente doméstico onde acabou lesionando o joelho em 2017, ela segue participando da corrida em comemoração à troca de velas no bolo.

“Hoje não consigo mais correr diariamente, porém a 9 de julho é a única corrida a qual participo. Tenho dois motivos para nunca perder esse evento: Primeiro por ser aniversário da melhor cidade da Região Norte, que é a minha Boa Vista e em segundo por ser meu aniversário, onde aproveito para comemorar em grande estilo com meus amigos de corrida e familiares”, disse a funcionária pública.

Quem também faz aniversário no mesmo dia de Boa Vista é o aeroviário Elvis do Nascimento, 33, que mora na avenida Getúlio Vargas, no Bairro São Pedro, um dos trechos por onde passam os atletas da corrida.

Elvis conta que já é tradição a família se reunir na frente da sua casa e mandar energias positivas para os competidores (Foto: Leo Costa/Semuc)

“Comemoramos todos os anos meu aniversário em casa, visto que nasci em 9 de julho de 1990, exatamente no centenário da cidade de Boa Vista. A gente começa a festejar meu aniversário três dias antes, para coroar com a corrida 9 de Julho. E a gente vai incentivando as pessoas que passam na frente de casa e da para ver que as pessoas ficam realmente emocionadas com a corrida de rua”, frisou o aeroviário.

Outras atrações

Além da corrida, o público também pôde aproveitar shows musicais no Palco Velia Coutinho, com apresentações das bandas Bodó Valorizado/ Leka Denz; Frank Rafael e banda e finalizando com a Banda Garden.

E no Parque do Rio Branco, a Esquadrilha da Fumaça com aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) sobrevoaram a capital encantando crianças, jovens, adultos e idosos.

Esquadrilha da Fumaça no Parque do Rio Branco (Foto: Andrezza Mariot/Semuc)