Esporte

Melhor defesa roraimense na 1ª parte do grupo A1 ainda é do Náutico

Equipe encerrou as cinco primeiras rodadas com cinco gols sofridos, e segue com a melhor defesa de um time roraimense neste período da competição

O Náutico continua sendo, historicamente, o time roraimense com a melhor defesa nas cinco primeiras rodadas no atual formato do grupo A1 da Série D do Campeonato Brasileiro, competição criada em 2009. Depois do empate sem gols com o Rio Branco, no último domingo, no estádio Ribeirão, a equipe roraimense fechou a primeira parte da tabela do grupo com cinco gols sofridos.

Desta forma, o Náutico igualou o mesmo número da Série D de 2013. Naquela ocasião, o time, que também era comandado pelo técnico Serginho Gois, e tinha Stanley como goleiro, por outro lado fizera três gols, e tinha um saldo de gols de menos dois.

O melhor ataque roraimense nesta primeira parte da tabela segue com o São Raimundo, que participou da competição em 2014, quando, nestas cinco rodadas, fizera cinco gols e levara sete, o que correspondia ao mesmo saldo de gols do time alvirrubro no ano anterior.

O atual formato do grupo A1 reúne, em geral, quatro times da região Norte. Este levantamento não considera a campanha do Atlético Roraima de 2009 – na época, o tricolor, que formava o grupo com Genus (RO) e Nacional (AM), fechou as três primeiras rodadas (primeira parte da tabela) com dois gols feitos e dois sofridos.

Apesar de os números serem bons para a realidade do futebol roraimense, o Náutico segue na última colocação do grupo A1 da Série D deste ano, com dois pontos negativos, devido à punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), por conta da escalação irregular de 17 jogadores na estreia.

As chances de classificação são mínimas: precisaria vencer todos os próximos quatro jogos (contra o líder Remo (PA), o vice-líder Rio Branco (AC), Vilhena (RO) e Nacional (AM)) e torcer por tropeços dos adversários, como empates. Um verdadeiro milagre.

Uma simulação aponta que, ao final da primeira fase, o alvirrubro poderia chegar a dez pontos, empatando com o time acriano, e poderia levar vantagem nos critérios de desempate de número de vitórias e confronto direto. Porém, as campanhas dos times roraimenses nas competições anteriores desanimam.

No próximo domingo, se o Rio Branco vencer o Vilhena, o Náutico é eliminado de vez, e jogaria na segunda contra o Remo apenas com a obrigação de cumprir tabela. O time paraense lidera a chave, com dez pontos, seguido pelo acriano, com sete, e Nacional e Vilhena, com quatro – o time amazonense é o terceiro por ter melhor saldo de gols.

Árbitro do RJ apita Náutico x Remo na próxima segunda

Rodrigo Carvalhaes de Miranda, do Rio de Janeiro, será o árbitro central da partida entre Náutico e Remo (PA), válida pela sexta rodada do grupo A1 da Série D do Campeonato Brasileiro. O jogo será na próxima segunda-feira, às 21h30, no estádio Ribeirão.

O fluminense, de 35 anos, é microempresário e está no quadro de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) desde 2004. Pela entidade que rege o futebol brasileiro, Miranda tem atividades nas quatro divisões e em competições de base, e atuou em 12 partidas neste ano. Uma das mais importantes foi o duelo entre Flamengo e Santos, no início deste mês, no estádio do Maracanã. No jogo que terminou em 2 a 2, Miranda foi o quarto árbitro.

No jogo em Boa Vista, o árbitro terá como assistentes, o maranhense Geison Mendes dos Santos (1) e o roraimense Nilton Pereira da Silva (2). O quarto árbitro será o amazonense Uesclei Regison Pereira dos Santos.