Esporte

Mundão, o único time roraimense a chegar ao mata-mata da Copa SP, em 2016

São Raimundo (RR) empatou com Vasco em 1 a 1 e foi eliminado pelo Juventus da Mooca

O Pássaro Azul domina o futebol roraimense desde a sua profissionalização, de lá para cá, em 1995. Foram 11 estaduais no profissional, quatro no juvenil e 11 no juniores. A supremacia local é azul e branca, porém, mais outro feito histórico, o time do Operário foi o único a levar as cores de Roraima no mata-mata da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

A melhor campanha de um roraimense foi de encher aos olhos, que fez história também ao se tornar um dos poucos clubes da região Norte a se classificar para a segunda fase da Copinha. O São Raimundo-RR garantiu a segundo colocação no grupo 27 da Copa SP, com cinco pontos, mesma pontuação do Vasco da Gama (RJ), líder da chave.


São Raimundo garantiu a segundo colocação no grupo 27 da Copa SP, com cinco pontos, mesma pontuação do Vasco, líder da chave (Foto: Arquivo)

Na abertura da chave, o Mundão foi ao estádio Nicolau Alayon, superou a ansiedade de estreia e arrancou empate em 1 a 1 contra os donos da casa, o tradicional time do Nacional (SP), da Barra Funda, na capital paulista.

Pela segunda rodada, o Mundão encarou o time carioca de igual para igual, uma das maiores escolas do país, responsável por revelar grandes nomes do futebol brasileiro, tanto que a partida terminou empatada em 1 a 1, Lucas marcou o gol roraimense. A classificação do clube veio na última rodada com a vitória diante do Guaicurus (MS), pelo placar de 1 a 0, com gol de Sérgio Vinicius, o “Siri”.

Na segunda fase, pelo mata-mata, o “filé mignon” da competição, o Passáro Azul foi até estádio da Rua Javari e visitou o tradicional Juventus da Moca, placar por 3 a 0 para os donos da casa e a despedida da competição de nível nacional. O time não passou, mas deu para provar da tradicional esfirra árabe e bolinho de canoli, duas relíquias culinárias que fazeem parte do roteiro secular de turismo do estádio e região.

*Por João Paulo Oliveira