A nadadora Flávia Catanhede, de 21 anos, conquistou na sexta-feira, 16, uma medalha de bronze durante o primeiro de competições dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2015, que ocorre este ano na cidade de Uberlândia, em Minais Gerais.
Flávia, que é do Centro Universitário Estácio da Amazônia, finalizou a prova de 200 metros peito em 2 minutos e 56 segundos, tempo que lhe rendeu o terceiro lugar no pódio, ficando atrás apenas das atletas da Faculdade Universo (RJ) e UNIP (SP).
A nadadora participa desta competição nacional pela quarta vez e esta é a segunda medalha conquistada. A primeira foi de bronze nos JUBs de Goiânia, em 2013, na mesma prova.
“Para mim é sempre uma satisfação poder vir representando minha instituição de ensino, o Estado e a Federação Universitária de Esportes de Roraima (Fuer). Espero conseguir levar mais uma medalha este ano para Roraima”, disse a atleta, que é finalista dos 200 medley e compete no final da tarde deste sábado, 17.
ATLETISMO
Os competidores do atletismo também estão em destaque nesta edição. Os atletas Adalton Galdino, 29 anos, e Ailson Feitosa, 27, foram finalistas na prova de 100 metros rasos.
No total, havia 40 atletas na disputa e apenas 8 foram classificados para a final. Ailson ficou em 7º lugar e Adalton em 4º.
Esta é a terceira vez que Ailson Feitosa participa da etapa nacional. O atleta já conquistou ouro nos Jogos Pan-Americanos, na prova de revezamento 4×100 metros, no ano de 2011, em Guadalajara-México.
Na etapa nacional dos JUBs, ele já levou para Roraima duas medalhas. Em 2013, ele conquistou uma medalha de ouro nos 200 metros rasos e a de prata nos 100 metros rasos.
“Ainda tenho três provas pela frente e espero conquistar medalhas. Nasci em Tocantis, mas fui criado em Roraima e, por isso, fico muito honrado em poder representar este estado que me acolheu”, finalizou.
VÔLEI DE PRAIA
As equipes feminina e masculina do Vôlei de Praia foram classificadas para as oitavas de final da competição, que será realizada neste domingo, 18. Nesta etapa, as meninas enfrentam o Estado de Pernambuco e os meninos confrontam a equipe da Bahia.
A presidente da Fuer, Elaine Morellato, relata o crescimento que a equipe roraimense teve desde o início desta gestão, em 2011. “Isto é resultado de muito esforço, tanto dos atletas, como da Federação Universitária de Esportes de Roraima, que todos os anos auxilia os atletas para que participem da competição. Não podemos deixar de agradecer o Governo do Estado e a Secretaria Estadual de Educação, que acreditou no nosso trabalho e na força dos nossos atletas e custeou parte das passagens aéreas. Sem esta ajuda não teríamos o êxito que estamos tendo na competição”, destacou.
JUBs 2015
A abertura desta edição ocorreu no último dia 15, na cidade de Uberlândia (MG). A delegação de Roraima é composta por 152 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes. É a nona maior delegação do Brasil e a primeira da Região Norte.
Os atletas conquistaram vaga para a Etapa Nacional após vencerem a Etapa Estadual do JUBs, realizada pela Fuer, no período de 18 de julho a 29 de agosto.
Na edição nacional, os atletas disputam medalhas em 11 modalidades: voleibol, handebol, futsal, basquetebol, atletismo, judô, xadrez, tênis, tênis de mesa, natação e vôlei de praia, nos naipes masculino e feminino. Participam do evento, atletas de cinco Instituições de Ensino Superior (IES), entre elas, Universidade Estadual de Roraima (UERR), Universidade Federal de Roraima (UFRR), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRR), Faculdade Cathedral e Faculdade Estácio.
Atéo dia 18 de outubro serão realizadas as competições das modalidades individuais: atletismo, natação, judô, tênis, tênis de mesa, xadrez e vôlei de praia. A segunda etapa da competição ocorre de 20 a 25 de outubro. As modalidades coletivas são: basquetebol, futsal, handebol e voleibol.
Para o ano de 2015, a FUER conta com as parcerias do Governo do Estado, Prefeitura de Boa Vista, FETEC, Roraima Garden Shopping, Exército Brasileiro, A Fórmula, Farmavita, 6º BEC, GRESSB, BV Formaturas, Cacau Show, Foto Roraima e Folha de Boa Vista.
Com informações da FUER