Os nadadores Yago Araújo, Gabriel Santos e a técnica Teca Marinho, da Aquática Marinho (RR), foram convocados para a seleção brasileira na Copa Pacífico de Natação. O torneio continental de natação será entre os dias 21 e 27 de novembro, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.
Para essa disputa, a delegação do Brasil é formada apenas por atletas de 14 a 18 anos, das regiões Norte e Nordeste. A Aquática Marinho informou que os atletas comemoraram a convocação e, a partir de agora, irão intensificar os treinos para a disputa internacional.
Na última Copa Norte, em Belém, Yago conquistou três medalhas de ouro (400m medley, 100m e 200m borboleta) e duas de prata (50m borboleta e 200m medley). Por sua vez, Gabriel ganhou três pratas (50m, 100m e 200m peito). Os resultados chamaram a atenção da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) na convocação para a Copa Pacífico.
No entanto, os três buscam soluções para arrecadar R$ 15 mil para ajuda de custos, passagens aéreas para a Bolívia, hospedagem, alimentação e transporte terrestre. Uma delas é uma vaquinha, que prometem divulgar o link em breve.
Mas quem puder ajudar, pode ligar ou mandar mensagem para o número (95) 99122-3410 (WhatsApp). Além disso, o interessado pode enviar qualquer quantia por PIX para [email protected] (e-mail).
Tricampeão brasileiro, o roraimense Pedro Henrique Medrado também foi convocado, mas pediu desconvocação para priorizar duas competições nacionais no mesmo mês: os JEBs (Jogos Escolares Brasileiros), no Rio de Janeiro, e o Campeonato Brasileiro Infantil de Verão, em Belém.
A ideia de disputar os JEB’s, segundo Teca Marinho, é que seu possível bom desempenho o credencie a competir no Campeonato Sul-Americano Escolar 2022.
Teca Marinho, que trabalhará como técnica dos nadadores juvenis (14 a 16) no torneio internacional, disse que já aguardava a convocação. “Estávamos aguardando, pois os três atletas vêm competindo nos eventos que fazem parte do calendário da CBDA”, disse.