A karateca faixa roxa Naiane Alberto Ribeiro de 21 anos representa a academia macuxi Associação Cultural Desportiva Ichiban Dojô, no etapa classificatória do Campeonato Brasileiro de Karatê, que ocorre entre os dias 20 a 22 de maio, em Cuiabá (MT). Ela luta pela categoria kumite e inicia o sonho do bicampeonato, em busca de vaga nas finais.
“Foi árdua e dura, uma jornada corrida. Um treinamento muito forte para tentar corrigir cada erro. Temos que treinar forte mesmo viajando e longe de casa. Trabalho intensamente para conquistar sempre novas vitórias”, disse a atleta Naiane.
Ela é treinada pelo técnico Diego Freire de Araújo. Também estão na delegação os atletas: Alexandre Santos da Cruz, Rafael Maciel da Silva, João Mateus Megias da Silva, Pedro Victor Oliveira Magalhães, Thylor Kayky de Oliveira, Camila Vitória Magalhães Leite, Rafaelle Vitória Leal de Oliveira e Geovana Gabriela Magalhães Leite.
“Eu subi de categoria recente, conheço pouco meus adversários, mas darei sempre o meu melhor. Quero pódio”, disse Naiane.
A karateca nasceu em Santarém e reside há seis anos em Boa Vista. Trocou o Pará por Roraima, devido a mudança dos pais. Concluiu os estudos na escola estadual Senador Hélio Campos. Apesar de atleta campeão brasileira de Karatê, em 2021 – Naiane começou na modalidade aos 16 anos quando chegou em solos macuxis.
“Precisei sair de casa no Pará, era de menor e vim com minha mãe. No karatê encontrei uma nova família e uma nova casa. No começo eu não queria vir, mas hoje a minha vida é o karatê”, disse Naiane, que treinava boxe na Vila Olímpica de Boa Vista e trocou para o karatê.
Principais títulos
Naiane guarda em suas estantes; as medalhas de ouro e bronze do Campeonato Brasileiro 2021; bronze nos Jogos Universitários Brasileiros e dois ouros no Open Boa Vista 2021.
Por João Paulo Oliveira