Esporte

Neto diz que “Thiago Maia é a maior revelação do Brasileirão 2015”

Na TV, jogador roraimense falou sobre renovação com o Santos, sonho de jogar na seleção e citou times amadores, como Resto do Mundo e Bagaceira

O volante roraimense no Santos, Thiago Maia, participou do programa Os Donos da Bola, da TV Bandeirantes, nesta terça-feira, e foi bastante elogiado pelos convidados e pelo apresentador e comentarista Neto, que se referiu ao jogador como “a maior revelação do Campeonato Brasileiro de 2015”.

“Para mim, o Thiago é a maior revelação do Campeonato Brasileiro de 2015. É volante, canhoto, marca bem. Daqui a pouco estará no Bayern de Munique, Real Madrid…”, disse o apresentador, cuja opinião foi unânime entre os convidados do programa, como os comentaristas Ronaldo Giovanelli e Velloso e o repórter Nivaldo de Cillo.

Durante sua participação, o roraimense de 18 anos falou sobre sua renovação com o Santos, sua transição da base santista para o elenco profissional, a esperança de jogar pela seleção brasileira e, consequentemente, as Olimpíadas do Rio, em 2016, e sobre situações presenciadas em Roraima, citando a rivalidade entre os times amadores Bagaceira e Resto do Mundo – o primeiro foi criado por seu pai Joel de Jesus Alencar -, que disputam o Peladão da Lifajc (Liga de Futebol Amador Jardim Caranã).

RENOVAÇÃO – No último dia 13 de outubro, Thiago encerrou a “novela” que envolveu sua renovação com o Santos, e teve contrato prorrogado até 2019. Para sair do clube, ele recebeu propostas de Arsenal (ING), Atlético de Madri (ESP), Juventus (ITA) e Mônaco (FRA). Nesta terça, ele revelou como foi sua decisão de continuar no Brasil.

“Meu tio, que é advogado, veio e ficou à frente da situação, conversou em reunião com o Atlético de Madri, com seu Juan (Figer, empresário do atleta), com contrato na mesa. Chamei a minha mãe e o meu tio para conversar fora da sala, falei que queria fazer história no Santos, no Brasil, e decidi ficar”.

A decisão de Thiago foi exaltada por Neto: “Olha o exemplo do menino de 18 anos! O quê que um cara desse merece? Aplausos”. Em outra parte do programa, o apresentador chegou a dizer que o “caráter vale mais que 10 milhões de dólares, e daqui para frente ele vai ganhar isso”.

BASE PARA O PROFISSIONAL – Questionado por Nivaldo de Cillo sobre a tranquilidade de jogar no Santos, Thiago disse que o time “tem o DNA de revelar jogador”, e a opção do técnico Dorival Júnior de valorizar a base, facilita.

“O Santos tem esse DNA, e acho que é mais fácil. Jogar ao lado de Renato, Ricardo (Oliveira), o próprio Elano, que hoje não está mais (no time), isso facilitou muito para mim”, declarou o jogador, que anos atrás fora dispensado de uma seletiva do Corinthians, o que rendeu críticas de Neto.

Titular absoluto no Santos, Thiago Maia vive melhor fase da carreira: já marcou dois gols, um deles no domingo passado, contra o Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro, em uma prévia da final da Copa do Brasil. Além disso, terá duas chances de ir a Libertadores 2016: ganhar o torneio nacional e lutar para seguir no G4 do Brasileirão.

SELEÇÃO E OLÍMPIADAS – Em fevereiro de 2014, Thiago declarou à Folha sobre seu desejo de jogar na seleção brasileira principal, e uma olímpiada, e reforçou o sonho na TV. “Acho que a hora vai chegar, se Deus quiser, e eu não tenho pressa, na hora certa eu vou”, disse ele, que já vestiu as camisas da seleção Sub-17 e Sub-20.

FAMÍLIA E RORAIMA – Thiago ainda relembrou de situações curiosas envolvendo seu pai, como um jogo de futebol amador no campo Rei Pelé, fez menção ao apelido “Doido”, como o pai é chamado, o que rendeu brincadeiras de Neto, e revelou que sua mãe já foi goleira. “É brincadeira! Que família boa é essa?”, disse Neto. O roraimense ainda citou o clássico amador entre Bagaceira e Resto do Mundo, e o apresentador respondeu: “Eu prefiro Bagaceira!”, arrancando risos dos convidados.

Neto liberou-o para participar do treino do Santos, e desejou felicidades ao atleta. “Quero te desejar tudo de bom, para você e sua família, e pode falar o que quiser, e quero desde já mandar um beijo para Roraima!”. O roraimense se despediu dizendo que, quando fica de férias, só pensa em visitar o Estado. “É lá onde estão meus amigos, um grande abraço para Roraima!”.