O Monte Roraima apresentou em entrevista coletiva nesta terça-feira (16), em um hotel de Boa Vista, o técnico Aderbal Lana, de 77 anos, para comandar a recém-criada equipe no returno do Campeonato Roraimense. O treinador mais velho em atividade no Brasil assume o posto deixado por Rodrigo Chagas após a eliminação na semifinal do primeiro turno.
Lana tem 43 títulos na carreira e é lembrado por ser o maior campeão estadual do Amazonas com dez títulos e tricampeão da extinta Copa Norte, além de vice-campeão da Série C do Campeonato Brasileiro de 1999.
O técnico chega ao Monte Roraima após liderar uma campanha de duas vitórias, um empate e três derrotas pelo Unidos do Alvorada (AM), eliminado na semifinal do Campeonato Amazonense pelo mesmo clube que ele comandou o início do Estadual. Será a sua segunda passagem pelo futebol de Roraima – em 2020, comandou o Baré no início da Série D.
O presidente do Monte Roraima, Vitor Hugo, afirmou que Lana dispensa comentários por ser um treinador multicampeão. “Ele conhece profundamente o nosso futebol, a nossa realidade e tem a confiança de toda a nossa diretoria”, avaliou ele, agradecendo ainda a Rodrigo Chagas pela passagem pelo clube e revelando que manterá contato com ele para futuro trabalho com a base da equipe.
Ao ser apresentado, Lana lembrou de sua passagem pelo Baré, marcada por sua reclamação de falta de estrutura para trabalhar, e explicou por que aceitou o desafio de treinar o Monte Roraima. “O nível técnico do futebol roraimense subiu muito e foi uma coisa extraordinária que foi praticamente da noite pro dia, isso mostra que tem pessoas sérias que querem trabalhar pelo futebol de Roraima. E merece!”, declarou.
Lana revelou que não pretende reformular o elenco, formado por 31 atletas, e prometeu avaliar as condições física e técnica da equipe nos dois primeiros dias de trabalho. “Espero a contribuição de quem faz parte de lá dentro do campo que é o grupo de jogadores”, disse.
Durante a entrevista coletiva, o técnico ainda revelou que sua motivação em continuar no futebol é “não ficar dentro de casa, recebendo aposentadoria e morrendo aos poucos”.
O primeiro desafio de Aderbal Lana será no sábado (20), às 18h30, diante do Náutico, pela primeira rodada do segundo turno do Estadual.