O Campeonato Roraimense de Futebol da Categoria Sub 20 deste ano terá a rodada de abertura no dia 16 de setembro no estádio Ribeirão. A decisão aconteceu na manhã de ontem em reunião convocada pelo presidente da Federação Roraimense de Futebol (FRF), José Gama Xaud, com os presidentes e representantes de oito dos nove clubes filiados a FRF, na sede da entidade Macuxi.
Os presidentes e representantes dos clubes presentes ao encontro confirmaram presença na competição. Na reunião foi discutida a forma de disputa, datas e horários e realizado o sorteio de grupos e os jogos da primeira rodada. Ficou definido que a competição será disputada por oito clubes divididos em duas chaves de quatro clubes, que foi decidida através de sorteios. Na Chave A ficou: River, Baré, São Raimundo e Progresso. Já a Chave B ficou formada por Atlético Roraima, Náutico, GAS e Rio Negro.
Também já ficou definida a primeira rodada, marcada para os dias 16 e 17 de setembro no Estádio Ribeirão, que estará de portões abertos durante toda a competição. O jogo de abertura será entre River x Baré, às 16h, Logo depois jogam São Raimundo e Progresso às 17h50. Os dois jogos são pela Chave A.
No domingo, dia 17, a rodada será pela Chave B, com Roraima e Náutico jogando às 16h e logo depois o GAS enfrenta o Rio Negro em jogo marcado para as 17h50.
A forma de disputa será de dois turnos e caso o mesmo clube vença os dois será declarado campeão sem a necessidade de decisão do título.
No Primeiro Turno as equipes se enfrentam em seus respectivos grupos e classificam-se os dois melhores colocados de cada chave para as semifinais fazendo o cruzamento olímpico com o primeiro colocado da Chave A x segundo colocado da Chave B e primeiro da Chave B enfrenta o segundo da Chave A. Os vencedores decidem o título do Primeiro Turno.
Já o Segundo Turno será disputado apenas pelos quatro times classificados para as semifinais do Primeiro Turno. Estes quatro clubes jogam entre si e os dois melhores classificados decidem o Segundo Turno.
Participaram da reunião: pelo Atlético Roraima, Carlos Alberto Torres dos Santos; Baré, Gabriel da Silva; Náutico, Adroir Bassorici; Progresso de Mucajaí, Jose Tarquínio Nunes Melo; São Raimundo, Jose Sergio “Caranguejo” Leitão Carvalho; Ríver, Adelaide Marcolino Peixoto de Oliveira; e Rio Negro, Jose Robério Aires da Costa. Não compareceram na reunião os presidentes do Grêmio Atlético Sampaio (GAS) Jander Carvalho e da Associação Esportiva Real, de São Luiz do Anauá, Leomar da Silva. Os dois já haviam enviado comunicado informando suas ausências na reunião de ontem e suas decisões quanto à participação na competição. O GAS confirmou sua equipe enquanto a Associação Desportiva Real de São Luis do Anauá comunicou sua ausência no certame e apontou dificuldades financeiras como justificativa.
“Foi a melhor forma de disputa encontrada pelos presidentes dos clubes, que decidiram em maioria de votos, para disputar a competição”, disse Xaud. “Agora é os clubes prepararem suas equipes e convocar suas torcidas para incentivar seus jogadores a buscarem o título”, disse.