Quem acompanha o futsal roraimense sabe do potencial do Constelação dentro e fora do Estado. A frente do comando do clube está ele: Olano Matos. Há 20 anos como treinador, o comandante tem conquistado vários títulos e ajudado no crescimento da modalidade em Roraima.
“Eu entendo que meu trabalho a frente do Constelação é excelente. Nesses 20 anos no comando da equipe constelar nós acumulamos diversos títulos, 30 na categoria adulta, somando 17 Sub-20 e o Sub-15 quando eu dirigia, temos quase 30, chegando a quase 60, então não é pra qualquer um dentro do futsal roraimense”, frisou Olano Matos.
O treinador falou dos anos de dedicação frente ao clube e falou das felicidades e conquistas que obteve ao longo destas duas décadas de trabalho. Na participação constelar em 2001 na Taça Brasil Sub-20 o comandante entrou pra história ao conquistar a primeira vitória para Roraima a nível nacional.
“Me sinto feliz em poder contribuir muito com o futsal do Estado de Roraima onde nesses anos conseguimos alguns feitos que guardo com muito carinho como o primeiro treinador à conseguir uma vitória no cenário nacional, numa competição promovida pela Confederação [Brasileira de Futsal]”, relembrou.
“Depois fui o primeiro treinador a conquistar uma vitória em 2005 na categoria principal adulta. Foram algumas façanhas que me enchem de orgulho, fora o principal que é fazer o futsal roraimense evolua de uma forma que consiga jogar hoje de igual pra igual com grandes equipes do cenário nacional, que sabemos da diferença de investimento. O jogo contra o Joinville-SC é uma prova viva disso. A folha salarial deles gira em torno de R$ 300 mil e a gente conseguiu mesmo com toda dificuldade fazer um grande jogo”, completou.
Em meio a tantas conquistas, perguntamos a Olano qual ou quais seriam as mais marcantes e o treinador respondeu: “Um dos títulos mais importantes foi o de campeão da Taça Brasil Adulta em 2013 em Cuiabá, onde conseguimos além do título ir pra primeira divisão do futsal brasileiro e o título da Taça Brasil em 2011 Sub-20. E o primeiro título [Estadual] em 2004 também está guardado em nossos corações”, declarou.
Bastante conhecido nas quadras do Estado, Olano Matos falou da perspectiva do futsal em Roraima. “O futsal roraimense vem crescendo muito, tem sempre clubes novos, no final do ano passado teve a filiação do Flamengo Roraima e Sporting Roraima. Então mostra que a cada ano o futsal roraimense cresce muito e com mais equipe a tendência do nível é aumentar”, finalizou.
Participante de competições da FRFS (Federação Roraimense de Futebol de Salão) desde 1999, o Constelação teve seu primeiro título no mesmo ano com sua equipe Sub-15. Em 2000 foi bicampeão na categoria. No Sub-20 havia ficado com o vice em 99 e no ano seguinte conquistou o título. De lá pra cá tem dado alegrias ao seu torcedor com conquistas nas categorias de base.
Na sua equipe principal adulta, são 30 títulos, o último no inicio da temporada na Supertaça. Confira as conquistas constelares: 14 Campeonatos Roraimenses; 8 Taças Cidade Boa Vista; 4 Taças Roraimas; 3 Supertaças e 1 Taça Brasil. O Contelação no comando de Olano já tenta seu 31º. Atualmente disputa a Taça Roraima com compromisso marcado para o dia 22 diante do Jasc às 20h30 no Ginásio Hélio Campos.